Mistério: Passaporte de Eliza Samudio é encontrado em apartamento em Portugal
Eliza Samudio em 18/08/2009. Foto: Marcelo TheobaldUm passaporte antigo atribuído a Eliza Samudio foi localizado em um apartamento em Portugal, segundo informações confirmadas pelo Consulado-Geral do Brasil no país. A descoberta foi comunicada oficialmente pelo consulado na sexta-feira (2/1).
De acordo com o Consulado, o documento foi encontrado no final de 2025, entre livros, em um imóvel alugado. Um morador do apartamento, que preferiu não se identificar, afirmou ter levado o passaporte ao Consulado do Brasil em Lisboa.
Em entrevista ao portal Leo Dias, o homem relatou ter levado um susto ao ver o nome de Eliza Samudio no documento. Ele, que mora com a esposa e o filho no imóvel — compartilhado com outra família — disse não saber quem havia deixado o passaporte na estante.
Fontes citadas pelo portal confirmaram a autenticidade do documento, que não possui segunda via emitida. Em nota, o Consulado informou que encaminhou o passaporte ao Itamaraty e aguarda orientações sobre os próximos procedimentos.
O passaporte registra a entrada em Portugal em 5 de maio de 2007, sem registro de saída – o que surpreende – já que, segundo familiares, Eliza teria retornado à Europa em 2008 e 2009 para acompanhar partidas de futebol. Na época, ela chegou a conceder entrevistas afirmando que viajava para se encontrar com o jogador português Cristiano Ronaldo.
Ver essa foto no Instagram
Segundo a Justiça brasileira, Eliza foi assassinada em 2010 no Brasil. Não há informações oficiais sobre como ela teria retornado ao país; uma das hipóteses é que o documento tenha sido extraviado, e que ela tenha solicitado autorização para regressar. Os familiares confirmaram a autenticidade do passaporte, mas não se manifestaram publicamente sobre o caso.
A descoberta ocorre 15 anos após o crime que teve como réu o ex-goleiro do Flamengo Bruno Fernandes, condenado a mais de 20 anos de prisão por homicídio, sequestro, cárcere privado e ocultação de cadáver. Bruno cumpriu parte da pena em regime semiaberto a partir de 2018 e está em liberdade condicional desde janeiro de 2023.
O caso de Eliza Samudio chocou o país. A atriz e modelo paranaense desapareceu em 4 de junho de 2010, aos 25 anos, após informar amigos sobre uma viagem. Ela havia se relacionado com Bruno entre 2008 e 2009 e teve um filho, que nasceu em fevereiro de 2010 e foi localizado meses depois na periferia de Belo Horizonte.
Embora os restos mortais de Eliza nunca tenham sido encontrados, e as circunstâncias do crime não possam ser plenamente comprovadas, a descoberta do passaporte reacende o mistério: seria possível que Eliza Samudio estivesse viva?





