Friburguenses recorrem aos casacos em pleno verão com passagem de ar polar
Foto: Ilustração / André Ávila Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, registra temperaturas amenas no início desta semana, obrigando moradores a tirarem os casacos do armário mesmo em pleno verão. O alívio no calor é provocado pela primeira massa de ar polar de 2026, que chegou ao litoral da região Sudeste e avançou para o interior do Rio de Janeiro, provocando queda de temperatura e noites mais frescas.
Embora não intensa, a incursão de ar frio interrompe temporariamente o calor persistente das últimas semanas. A frente fria também organiza áreas de instabilidade, favorecendo a formação de um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), mantendo o padrão chuvoso em várias regiões.
No Sudeste, o refresco é sentido principalmente no leste do estado de São Paulo e na Região Metropolitana da capital paulista. No Rio de Janeiro, incluindo a capital, a queda de temperatura será mais sutil, sem expectativa de frio intenso.
Em Nova Friburgo, conhecida pelas baixas temperaturas no inverno, o clima segue ameno, com céu encoberto típico do primeiro episódio da ZCAS. A sensação térmica é mais baixa nas áreas serranas, enquanto o litoral ainda pode registrar períodos de calor entre as chuvas. A umidade do ar permanece elevada, próxima a 100%, favorecendo chuva persistente principalmente à tarde e à noite.
Ver essa foto no Instagram
Previsão do tempo para os próximos dias
Terça-feira (6/1): A ZCAS segue ativa, mantendo chuva frequente em todo o estado. Os acumulados começam a se tornar mais expressivos, com atenção especial para a Região Serrana.
Quarta-feira (7/1): Persistência do corredor de umidade. A chuva pode ocorrer a qualquer momento do dia, com pouca abertura de sol. Risco elevado de transtornos associados ao acúmulo.
Quinta e sexta-feira (9/1): Os modelos indicam que a instabilidade continua, com acumulados que podem ultrapassar 200 mm em algumas áreas do Rio de Janeiro. As temperaturas começam a subir.
Sexta e sábado (10/1): Um ciclone e sua frente fria se formarão entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, avançando e provocando chuvas fortes na região Sul, Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo. No período pré-frontal, as temperaturas podem subir no Sudeste, ultrapassando 30°C em São Paulo e chegando a 37°C no Rio de Janeiro no sábado (10).





