Serra News
O portal de notícias da Região Serrana do Rio de Janeiro.

Ciclone extratropical coloca RJ em alerta para chuva forte nos próximos dias

Um ciclone extratropical em formação a partir de sexta-feira (30/01) no litoral do Sudeste do Brasil deve provocar aumento das chuvas no Rio de Janeiro na primeira semana de fevereiro, segundo a previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Embora o sistema não avance diretamente sobre o continente, ele favorece a formação de áreas de instabilidade, elevando o risco de chuvas fortes e temporais nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina.

No estado do Rio de Janeiro, a previsão indica chuva intensa a partir de sexta-feira, com possibilidade de tempestades acompanhadas de raios, ventos fortes e trovoadas, principalmente entre a tarde e a noite.

As instabilidades devem atingir primeiro o litoral sul fluminense, com impacto em cidades como Paraty e Angra dos Reis, avançando também para Volta Redonda, interior do estado e a Região Metropolitana do Rio, incluindo a capital.

No sábado (31), o ciclone permanece em alto-mar e contribui para a formação de uma frente fria no litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. O tempo segue abafado, com aumento da nebulosidade e chuva ao longo do dia, mais intensa durante a tarde, especialmente no Norte Fluminense.

Durante o fim de semana, o deslocamento do sistema pelo oceano pode provocar rajadas de vento moderadas no litoral do Rio de Janeiro, além de ondas próximas de um metro, com ventos mais fortes em alguns períodos no domingo (1/2).

A previsão meteorológica indica que os primeiros dias de fevereiro continuarão marcados por calor, pancadas de chuva e temporais no Sudeste, com possibilidade de um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Há ainda chance de formação de outro ciclone na próxima semana.

Diante do cenário, a Defesa Civil emitiu alerta de temporais, e o Inmet recomenda que a população acompanhe os alertas meteorológicos, especialmente em áreas de risco para alagamentos, enxurradas, quedas de árvores e deslizamentos.

Veja também
error: Conteúdo protegido!