Serra News
O portal de notícias da Região Serrana do Rio de Janeiro.

Avanço de ciclone extratropical aumenta instabilidade no Sudeste

A formação de um ciclone extratropical, que avança pelo Sul em direção ao oceano junto a uma frente fria, deve alterar o tempo em várias regiões do país na terça-feira (9/12), segundo previsão do Climatempo. Os sistemas favorecem a criação de áreas de instabilidade e podem gerar mudanças bruscas no clima ao longo do dia.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de grande perigo para os três estados do Sul, com previsão de tempestades intensas, acumulados acima de 100 mm em 24 horas e rajadas de vento que podem superar 100 km/h. As condições mais severas, porém, não se estendem para o Sudeste.

Mesmo sem alerta do Inmet (por enquanto), Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo também podem sentir os efeitos da instabilidade climática. Em SP, a previsão do tempo indica chuva forte e risco de temporais, especialmente no interior. MG deve registrar chuva no oeste e no sul. No RJ, que está sob calor excessivo, o dia será marcado por céu nublado e chuva mais intensa no sul e no interior. Já o leste mineiro e o ES permanecem com tempo firme e temperaturas elevadas.

A Climatempo reforça que, apesar dos impactos previstos, o ciclone extratropical não deve cruzar áreas do Sudeste ou do Centro-Oeste, limitando-se a influenciar o clima a partir de seu deslocamento pelo oceano.

Veja também
error: Conteúdo protegido!