Serra News
O portal de notícias da Região Serrana do Rio de Janeiro.

Fotógrafo registra Cometa Lemmon no céu de Nova Friburgo

O cometa C/2025 A6 (Lemmon), descoberto em janeiro deste ano pelo Observatório Mount Lemmon, no Arizona (EUA), segue visível no Brasil e em outras partes do mundo nesta semana — antes de se afastar definitivamente.

Em Nova Friburgo, o fenômeno foi registrado pelo fotógrafo Pedro Bessa, que conseguiu captar a passagem do cometa no céu da cidade na noite de quinta-feira (6/11). A imagem foi feita a partir do Loft, com vista em direção à Pedra da Baleia.

“Ontem, finalmente, as nuvens deram uma trégua e consegui fotografar o cometa A6 (Lemmon) no céu friburguense. Pena que ele já perdeu muito brilho e a foto foi feita no Centro, com toda a poluição luminosa”, comentou o fotógrafo em suas redes sociais.

Fenômeno raro

O Cometa Lemmon deverá se distanciar gradualmente nos próximos dias até desaparecer do alcance — inclusive dos telescópios. A previsão é de que o astro só volte a ser visto da Terra daqui a aproximadamente 1.300 anos, tornando o registro ainda mais especial.

Outro cometa registrado

Esta não foi a primeira vez que Pedro Bessa fotografou um cometa na região. Em janeiro deste ano, o fotógrafo também capturou a passagem do Cometa C/2023 G3 (Atlas) sobre a região dos Três Picos, na zona rural de Nova Friburgo.

Fotógrafo de Nova Friburgo registra cometa raro sobre os Três Picos

Veja também
error: Conteúdo protegido!