Serra News
O portal de notícias da Região Serrana do Rio de Janeiro.

Fotógrafo de Nova Friburgo registra cometa raro sobre os Três Picos

O fotógrafo Pedro Bessa capturou na noite de sexta-feira (17/1) uma imagem impressionante do cometa G3 (Atlas) passando sobre os Três Picos, na zona rural de Nova Friburgo. O registro, compartilhado nas redes sociais, encantou internautas e destacou a rara aparição do corpo celeste.

“O cometa G3 (ATLAS) fotografado hoje (sexta, 17/1), em Nova Friburgo. E estava visível a olho nu. Infelizmente as nuvens e uma névoa ainda atrapalharam, mas ainda sinto a emoção de vê-lo a olho nu”, escreveu Pedro Bessa em sua publicação.

Cometa Atlas C/2024 G3

O cometa Atlas C/2024 G3 é o único previsto para 2025 e tem proporcionado um espetáculo astronômico. Ele pode ser observado no Brasil com o auxílio de binóculos e, dependendo das condições climáticas e geográficas, até mesmo a olho nu, como no flagrante feito pelo fotógrafo friburguense.

Esta é a primeira vez em 160 mil anos que o cometa se aproxima do Sol, momento em que seu núcleo congelado, composto por poeira, gases e gelo, aquece e forma a característica cauda luminosa. Esses corpos celestes são vestígios da formação do sistema solar, há 4,6 bilhões de anos, e oferecem uma oportunidade única de observação e estudo.

Moradores de diferentes regiões do Brasil ainda podem aproveitar as próximas noites para tentar visualizar o fenômeno astronômico.

Cometa do Século

O fotógrafo Pedro Bessa também registrou, em setembro do ano passado, o cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS), conhecido como o “Cometa do Século”, visível nos céus do Hemisfério Sul. Esse registro inesquecível se soma a uma série de capturas impressionantes em sua trajetória profissional.

Veja também
error: Conteúdo protegido!