Serra News
O portal de notícias da Região Serrana do Rio de Janeiro.

9,5 milhões de brasileiros enfrentam prejuízo por falta de depósitos no FGTS

Mais de 1,6 milhão de empresas estão com depósitos atrasados ou não realizam o pagamento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), deixando trabalhadores sem direito a valores que deveriam receber.

Cerca de 9,5 milhões de brasileiros com carteira assinada estão com depósitos atrasados em suas contas do FGTS, totalizando uma dívida de aproximadamente R$ 10 bilhões em todo o país.

O FGTS corresponde, geralmente, a 8% do salário bruto pago mensalmente pelos empregadores e funciona como uma indenização para proteger os trabalhadores em casos de demissão sem justa causa, desastres ambientais ou aposentadoria. Além disso, o fundo pode ser utilizado na compra ou construção da casa própria, beneficiando milhões de brasileiros.

Segundo dados do Ministério do Trabalho, mais de 40 milhões de brasileiros têm direito ao FGTS, mas o atraso nos depósitos coloca em risco o acesso a esses recursos quando necessário. O órgão informa que, por meio da Secretaria de Inspeção do Trabalho, realiza cobranças amigáveis às empresas inadimplentes. Caso não haja regularização, as empresas podem ser autuadas e multadas.

Veja também
error: Conteúdo protegido!