Serra News
O portal de notícias da Região Serrana do Rio de Janeiro.

Castramóvel de Cantagalo, nunca usado, pode finalmente entrar em operação

A Prefeitura de Cantagalo abriu o edital 90/2025,no valor de R$ 87.395,20, para a contratação de empresa especializada na prestação de serviços médico-veterinários de castração de cães e gatos, com implantação de microchip de identificação. Os procedimentos serão realizados por meio da Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde (Castramóvel), pertencente ao município.

O equipamento, que está guardado no Horto Municipal José Maria Huguenin, nunca entrou em operação desde a sua chegada, em março de 2023. Em abril deste ano, o portal já havia noticiado a inutilização do castramóvel na cidade.

O veículo foi adquirido com recursos de R$ 250 mil viabilizados pelo deputado federal Luiz Lima, por meio do chefe de gabinete Welbert Pedro. A intenção é reforçar as políticas públicas voltadas à causa animal, oferecendo castrações gratuitas em um ambiente adequado, com atendimento veterinário. O objetivo é controlar a população de animais de rua e prevenir problemas de saúde pública.

Enquanto a licitação para contratação da empresa responsável segue aberta, casos de maus-tratos a animais continuam sendo registrados em Cantagalo. Somente nos últimos dois anos, estima-se que mais de 100 cães e gatos morreram por envenenamento, segundo relatos de protetores e moradores. Até o momento, não há informações oficiais sobre investigações relacionadas aos casos.

Castramóvel parado há dois anos evidencia descaso com a causa animal em Cantagalo

Veja também
error: Conteúdo protegido!