Serra News
O portal de notícias da Região Serrana do Rio de Janeiro.

Entre Madalena e Friburgo, dona Cecy é celebrada pelos seus 108 anos de vida

Na última sexta-feira, 18 de julho, dona Cecy Machado Lima completou 108 anos de vida. Nascida em 18 de julho de 1917 em Santa Maria Madalena, ela atualmente reside em Nova Friburgo, onde segue sendo admirada por familiares e amigos que celebram sua longa e rica trajetória.

Filha do ex-prefeito de Santa Maria Madalena, Ranulpho Machado Botelho, dona Cecy pertence a uma das famílias mais tradicionais da cidade. É irmã de Hélio Machado Botelho, que também foi prefeito e vereador, e de Andrelina Machado Lima, a primeira mulher a exercer mandato como vereadora no município.

Entre 1963 e 1966, Hélio e Andrelina marcaram história como os únicos irmãos a atuarem simultaneamente como vereadores em Santa Maria Madalena — um feito inédito até hoje. Dona Cecy também foi casada com Miltom de Souza Lima, farmacêutico e ex-vereador madalenense.

Em 2017, ao completar 100 anos, recebeu o Título de Cidadã Benemérita de Santa Maria Madalena, como reconhecimento por sua contribuição e laços com o município. Já em 2007, durante seu aniversário de 90 anos, foi homenageada por sua conterrânea, a atriz Dercy Gonçalves, que à época celebrava o centenário de vida.

Mesmo acamada e já sem se comunicar oralmente, dona Cecy segue cercada de amor e cuidados por suas dedicadas cuidadoras e familiares. Embora viva distante de sua cidade natal, mantém vivas as raízes madalenenses através da história que construiu com amor, fé e dedicação.

Celebrada com carinho por seus 8 filhos, 18 netos, 32 bisnetos e, em breve, seu primeiro tataraneto — que nascerá em novembro — dona Cecy é um verdadeiro patrimônio afetivo e um símbolo de legado para todos que conhecem sua trajetória. Afinal, não é qualquer um que tem a proeza de completar 108 anos de vida.

Veja também
error: Conteúdo protegido!