Últimos dias do ano devem ser de chuva forte no estado do Rio de Janeiro
Foto: Ilustração / Climatempo
Os últimos dias do ano trarão clima instável em grande parte do Brasil, conforme indica o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A partir de sexta-feira, 27 de dezembro, a expectativa é de muita chuva, especialmente na região Sudeste. Um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) está se formando, o que intensificará a precipitação.
Atenção especial ao Estado do Rio de Janeiro
O Estado do Rio de Janeiro está sob alerta devido à previsão de chuvas moderadas a fortes. A Defesa Civil de Nova Friburgo e outros municípios da região emitiram avisos sobre possíveis pancadas de chuva, acompanhadas de trovoadas e ventos moderados. A meteorologista do INMET, Maitê Coutinho, ressaltou que a ZCAS causará dias seguidos de tempo nublado e volumes significativos de chuva.
Leia também
Impactos potenciais e previsão para o Ano Novo
De acordo com a Climatempo, o sistema pode trazer acumulados superiores a 100 milímetros, com alguns locais alcançando até 150 milímetros. Isso provoca risco de alagamentos, transbordamentos e deslizamentos. No Estado do Rio de Janeiro, há áreas que podem registrar até 200 milímetros, aumentando a probabilidade de desastres. Para a virada do ano, a previsão indica que a chuva será fraca e isolada, mas ainda é importante ficar atento às mudanças climáticas.
Ver essa foto no Instagram