O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Bicho-preguiça carbonizado retrata a catástrofe das queimadas no RJ

O vídeo de um bicho-preguiça encontrado carbonizado por brigadistas do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) no sábado, 14/9, chamou a atenção nas redes sociais, depois que um incêndio destruiu parte da Reserva Biológica do Tinguá, no trecho de Nova Iguaçu (RJ).

A Rebio está inserida em quatro municípios: Petrópolis, na Região Serrana do Rio, Duque de Caxias, Miguel Pereira e Nova Iguaçu. As imagens revelam o quanto têm sido devastadores os incêndios em reservas florestais de todo o Brasil.

Segundo o Corpo de Bombeiros, cerca de 17 mil incêndios florestais foram registrados em todo o Estado em nove meses, principalmente nas cidades de Valença, Petrópolis, Vassouras, Nova Friburgo e Teresópolis.

O chefe do Executivo fluminense considera, no entanto, que o pior cenário já passou. Também informou que todas as 40 unidades de conservação do Rio de Janeiro, metade delas de visitação pública, permanecem fechadas temporariamente.

O bicho-preguiça encontrado na Reserva Biológica do Tinguá mostra as consequências catastróficas das queimadas. O animal carbonizado foi encontrado no meio da floresta. Segundo o chefe da Apa-Petrópolis, Victor Valente, os animais mais vulneráveis são exatamente esses animais mais lentos.

“É muito comum de falecerem. Animais que ficam entocados também. Pode acontecer de serem queimados. Enfim, esses animais que têm maior dificuldade de locomoção ou que tentam se esconder, eles acabam sendo as maiores vítimas” explica.

Denúncias no estado do RJ podem ser feitas ao Linha Verde por meio dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), 2253-1177 (capital), no aplicativo para celular “Disque Denúncia Rio” onde usuários com sistema operacional Android ou iOS podem denunciar anexando fotos e vídeos, com a garantia de anonimato.

Veja também
error: Conteúdo protegido!