Visita a abrigos aquece o coração de idosos em Itaocara e Cordeiro
O Dia Nacional do Voluntariado é comemorado na quarta-feira, 28/8, mas nas regiões serrana e noroeste fluminense, ações promovidas recentemente por funcionários da Águas do Rio já levaram carinho e aqueceram os corações de idosos que vivem em abrigos.
As iniciativas aconteceram no Núcleo de Atenção à Terceira Idade (Nati), em Cordeiro (RJ), e na Associação Espírita Ismael (Aespi), em Batatal, distrito de Itaocara (RJ). Na ocasião, quem vive nesses lares pôde desfrutar de danças, jogos, conversas descontraídas e muito afeto.
Maria Pires mora no Nati há dois anos e curtiu bastante as horas de confraternização ao lado dos amigos do núcleo e voluntários da concessionária. “Estou muito alegre e espero que vocês venham mais vezes, gostei muito de todos”, disse.
O aposentado Rui Mendonça também aproveitou a tarde para bater papo e conhecer melhor os visitantes. “Esse encontro ajudou a construir novas amizades. Foi muito legal!”, afirmou.
Agente comercial da Águas do Rio, Erivelton Conceição participou, pela primeira vez, de uma ação do Programa de Voluntariado da empresa. E adorou. “Sempre passei em frente ao abrigo, durante o trabalho, mas nunca havia entrado. Foi uma experiência maravilhosa e vou querer participar de outras iniciativas”, disse.
Dener Lima, que também trabalha como agente comercial, ressaltou que gostaria que outras pessoas participassem de ações semelhantes e afirmou que convidará colegas.
“Os idosos são muito carinhosos e receptivos. Espero que possamos voltar outras vezes aqui e que mais pessoas se inspirem e façam visitas a quem tanto tem a nos ensinar. Foi uma tarde espetacular!”.
Segundo a diretora do Nati, Gersoeli Crelier, mais uma vez a visita fez a diferença no dia dos residentes da unidade.
“Eles ficam muito felizes. É sempre uma alegria receber os funcionários da Águas do Rio e já aguardamos ansiosos o retorno de todos. Aproveito para deixar o convite para dizer que nossas portas estão sempre abertas para receber todas as pessoas”, disse.
Em Itaocara, Carina Meireles, psicóloga da Aespi, também aprovou a iniciativa. “Para os idosos, esses momentos são ótimos. Muitos têm famílias distantes e acabam não recebendo visitas frequentes. Este tipo de atividade alegra o ambiente, traz estímulos e movimento para a casa, ficando nítido a felicidade no rosto deles”, informou.
Aproximação com a comunidade
O Programa de Voluntariado do Grupo Aegea, holding que controla a Águas do Rio, é liderado por funcionários da empresa que pretendem se aproximar da comunidade e contribuir para o atendimento de demandas sociais.
“O trabalho voluntário é um valor indiscutível na nossa empresa, e ficamos muito felizes quando vemos a vontade de colaborar e o sentimento dos funcionários ao final de uma atividade. A felicidade e a satisfação são visíveis no semblante de todos”, ressaltou Bruna Batista, supervisora de Responsabilidade Social da concessionária.