O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Agosto Lilás e a rede de apoio integral às mulheres: Vamos fortalecer a causa?

Agosto Lilás é uma campanha de iniciativa do Governo Federal, que transforma o mês de agosto em um período dedicado à conscientização e combate à violência contra a mulher. A escolha do mês se deu pela sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº11.340/2006), assinada no dia 7 de agosto, uma referência fundamental no enfrentamento da violência doméstica no Brasil.

A campanha tem como principal diretriz informar e sensibilizar a sociedade sobre como identificar as condições de violências e os canais disponíveis para denúncias, bem como acolher, orientar  e promover ações em rede de apoio integral.

Esse ano, a Lei Maria da Penha completa 18 anos e a mensagem principal da campanha é “Feminicídio Zero – nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada”, lançada pelo Ministério das Mulheres em parceria com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, e faz parte de uma articulação intersetorial nacional permanente no compromisso de pôr fim à violência contra as mulheres, em especial aos feminicídios, a partir de diversas frentes de atuação (comunicação ampla e popular; implementação de políticas públicas; e engajamento de diversos atores).

Vale ressaltar que existem diversos tipos de violência: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial. Portanto é fundamental o movimento de conscientização e o fortalecimento da rede de apoio integral, para que tão logo sendo identificados os sinais de violência, a mulher, com o suporte necessário, saiba se posicionar e interromper o ciclo.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a taxa de feminicídio no Brasil é a 5ª maior do mundo, sendo 4,8 em cada 100 mulheres, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Portanto, estratégias de prevenção devem ser permanentemente elucidadas.

A campanha também enfatiza medidas de prevenção e suporte, como o “Ligue 180”, o aplicativo “Direitos Humanos Brasil” e a “Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos”, iniciativas essenciais que contribuem na redução dos índices de violência contra a mulher no Brasil.

Uma recomendação da Are? Iniciativas como promover rodas de conversa integrativas entre as mulheres com palestrantes mediadoras experientes em desenvolvimento humano são ações extremamente eficazes no resgate da autoestima, no fortalecimento do autoconhecimento e do autocuidado em todas as esferas. Com a sua base estruturada, uma mulher é capaz de fazer escolhas mais assertivas na vida, desde como se vestir até como se relacionar.

Assim, o Agosto Lilás é uma campanha que contribui na construção de uma sociedade mais humana e melhor para todos.

Vamos juntos fortalecer essa causa?

Um beijo de luz e sorrisos, com amor, Aretuza Lattanzi.

Veja também
error: Conteúdo protegido!