O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Aumento nos casos de doenças respiratórias acende alerta na região

Casos de viroses e doenças respiratórias aumentaram o número de consultas médicas e até internações no Hospital de Cantagalo nas últimas semanas.

De acordo com um levantamento feito pelo Centro de Inteligência da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), a procura por leitos hospitalares cresceu 34% durante o mês de maio.

O alerta principal é para casos de bronquiolite, doença que atinge principalmente bebês e crianças pequenas. As baixas temperaturas favorecem a proliferação do vírus sincicial respiratório (VSR), principal causador da doença.

Alguns sinais de bronquiolite podem servir de alerta, como prostração extrema, recusa alimentar, dificuldade para mamar e dificuldade para respirar. Outras condições comuns nesta época são laringite e faringite.

O aumento de casos de viroses e doenças respiratórias acontece devido as mudanças de temperatura e a diminuição na umidade relativa do ar, características típicas outono/inverno, que tornam comuns os casos elevados dessas doenças.

Especialistas da SES-RJ alertam que, com a chegada do inverno, a expectativa é que a situação se agrave ainda mais.

Em Cantagalo (RJ), o aumento desses casos elevou o número de atendimentos de urgência. Por falta de atendimento nas cidades vizinhas, pacientes acabam se encaminhando para Santa Casa de Caridade, que é referência na região.

De acordo com a unidade, para amenizar o impacto nos atendimentos, o Posto de Urgência do Hospital de Cantagalo trabalha com atuação de dois médicos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Veja também