O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Grupo protesta em Cordeiro após morte de criança no hospital municipal

Um grupo de mães e familiares foram às ruas de Cordeiro (RJ) no sábado (18/5) em protesto contra suposta negligência médica no Hospital Municipal. O motivo da manifestação se deve à morte de uma bebê de 1 ano e 7 meses na unidade hospitalar.

A manifestação teve concentração em frente ao Fórum de Cordeiro e depois se movimentou para outros pontos do Centro da cidade e para frente do hospital. Segundo informações recebidas pelo portal, foram dois casos de mortes de crianças por suposta negligência médica no período de três meses.

Para os familiares da criança, o óbito se deve à negligência e a diagnóstico errado. Na segunda-feira (13), ela foi levada à unidade hospitalar e diagnosticada com catarro no nariz, apesar da respiração ofegante. Na quarta-feira (15), a bebezinha foi novamente à unidade. E na sexta-feira (17), depois de passar por outro médico, foi diagnosticada com bronquiolite e internada, tendo falecido pouco tempo depois.

A redação não teve acesso ao laudo oficial da morte. Familiares indignados e carregando a dor de uma perda irreparável, levaram às ruas cartazes como: “Só faz festa quem tem saúde”, “Falar a verdade virou mi mi mi”, “Cordeiro está doente”, “Isso não é fake news, acorda Cordeiro”, “As vidas não tem valor para as autoridades da cidade”, “SOS saúde”, entre outros.

Os cartazes mostram descontentamento com a falta de investimentos na saúde. Fazem, ainda, clara alusão as tentativas do governo em ludibriar a comunidade e desqualificar verdades. Para quem não sabe, é comum o prefeito Leonan Melhorance tentar desqualificar informações fidedignas e tratar como ‘fake news’ fatos de relevância que expõe a verdade sobre o seu governo, principalmente, quanto aos menos favorecidos.

Simultaneamente, o chefe do Executivo estava no Centro da cidade e ignorou a manifestação. Ele gravava um vídeo para a página da Prefeitura, sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil. Para quem não conhece, essa é uma outra manobra usada pelo governo municipal para ludibriar um fato de notória importância que está acontecendo e que expõe as mazelas da gestão.

Somente após ser pressionado, o chefe do Executivo veio a público em um vídeo nas suas redes sociais, onde desqualificou a manifestação e disse que foi um ato de politicagem em cima do hospital. Também falou que “se houve erro, será apurado” – mas não informou se houve uma sindicância sobre o caso anterior. Por fim, se solidarizou com os familiares e disse “não ter compromisso com erros”. (Vídeo)

O outro caso, de suposta negligência médica no Hospital de Cordeiro, de acordo com familiares, aconteceu semanas atrás. A unidade teria transferido a criança com diagnóstico errado. “Era uma bactéria que pegou no hospital” – disse a avó. No Rio de Janeiro, os médicos tentaram de tudo, mas a bactéria tomou o cérebro. “Minha bebê sofreu 20 dias” – contou ela, dizendo que os médicos do RJ afirmaram ter sido um “grande erro médico”.

A Prefeitura Municipal de Cordeiro enviou nota.

Imagem do WhatsApp de 2024 05 20 as 09.17.35 22d134cc

Cidadãos de Cordeiro comentam piora nos serviços de Saúde

Veja também