O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Projeto Limpa Rio apresenta indícios de fraude em Cantagalo

Uma denúncia sobre o projeto Limpa Rio, da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), gera suspeitas no município de Cantagalo (RJ).

O maquinário do projeto se encontra parado no bairro Triângulo há 15 dias. Em meses, somente alguns trechos foram executados: entre o bairro São José, passando pelo Parque das Árvores, até o Triângulo. Uma outra máquina teria iniciado um serviço no distrito de Boa Sorte.

O objetivo inicial do Limpa Rio era desassorear o Córrego Lavrinhas para diminuir a possibilidade de enchente no município, sobretudo no período das chuvas fortes do verão – entre dezembro e março.

Em denúncia, moradores se mostram indignados com tamanha demora na conclusão. O serviço, que talvez fosse concluído por uma empresa do ramo em semanas, já está há quatro meses na cidade.

Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores, do dia 2 de abril, o fato foi levado pelo vereador Zé da Uta.

O vereador mostrou o horímetro – equipamento que conta as horas trabalhadas da máquina – funcionando normalmente, com a máquina parada. Ou seja, as horas trabalhadas estão sendo contadas mesmo com o serviço paralisado.

Na manhã de quarta-feira (3/4), nossa reportagem esteve no local e constatou que haviam paralisado o horímetro, conforme mostra o vídeo abaixo.

O maquinário do Limpa Rio chegou na cidade em novembro do ano passado, iniciando a dragagem do Córrego Lavrinhas no dia 11/12/2023, com a promessa de limpar o rio para prevenir enchentes de verão.

De acordo com o Governo do Estado, cerca de R$ 250 milhões, recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam), seriam investidos nessa etapa em todo o estado.

“Eles começaram a colocar as máquinas aqui, tinha dia que não entrava no rio, tinha vezes que entrava e limpava, outras que a máquina ficava parada. Limparam, ficou bom, mas ficou muito tempo aqui sem fazer nada. Ficava parada passando tempo” – disse um trabalhador cantagalense.

“O povo está envergonhado. Três caminhões, duas máquinas, e o serviço não sai daquilo. Tem 15 dias que eles estão em frente ao Posto da Cicida (Triângulo). A população está certa, tem que cobrar, e a gente está fazendo a nossa parte que é fiscalizar e encaminhar para quem tem direito” – disse o Zé da Uta.

Nota do Inea

A redação fez contato com a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), indagando sobre os fatos. Em retorno, na sexta-feira (5/4), a Ascom da Seas informou na íntegra:

“O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informa que a frente de trabalho em Cantagalo teve por finalidade a limpeza e desassoreamento do córrego Lavrinhas, que vai da entrada do bairro São José até a localidade do Triângulo. O serviço foi executado e finalizado no dia 01/04/2024. No momento, os equipamentos estão no local aguardando o transporte para desmobilização.”

Limpa Rio inicia limpeza e dragagem do Córrego Lavrinhas em Cantagalo

Veja também
error: Content is protected !!