Inaugurado em São Sebastião do Alto o Museu Hermes Ferro
Foi inaugurado, na sexta-feira (15/3), na cidade serrana fluminense São Sebastião do Alto, o Museu Hermes Ferro, um importante centro cultural que reúne vasto material e informações sobre a história e trajetória de uma das maiores e mais importantes personalidades da história política do município.
O Serra News, com Nestor Lopes, esteve presente na cerimônia de inauguração do Museu Hermes Ferro, mostrando os detalhes do evento e, nessa oportunidade, conversando com Alcineu Ferro, o filho do ilustre Dr. Hermes Pereira Ferro.
Antes da inauguração do espaço cultural, houve o plantio de uma figueira, já que foi por causa de uma grande figueira que existia no mesmo lugar é que surgiu o vilarejo de São Sebastião do Alto (RJ). Participou da cerimônia de inauguração toda família, amigos e comunidade altense.
Dr. Hermes Ferro
Dr. Hermes Pereira Ferro era considerado o médico do povo e exerceu por seis vezes o cargo de prefeito do município de São Sebastião do Alto (RJ). Trajanense de nascimento, em 15 de março de 1905, seu pai o nono prefeito do município de Trajano de Moraes (RJ) entre 1936 a 1937.
Dr. Hermes Ferro, ingressou em 1925 na Faculdade de Medicina da Universidade do Rio de Janeiro (UERJ). Graduando-se em 1931. Inicialmente clinicou no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro. A chamado de seu pai, foi para Trajano de Moraes, onde permaneceu pouco tempo, mudando-se para Santa Maria Madalena, onde prosseguiu exercendo sua profissão durante aproximadamente um ano.
Depois estabeleceu-se em São Sebastião do Alto (RJ) em 1933. Inicialmente, a pedido de um doente. Ao chegar em São Sebastião do Alto constatou que o município não tinha médico, decidindo então fixar residência. Desprovido de ambições pessoais, dedicou-se ao atendimento da população necessitada, não medindo esforços para percorrer as mais inóspitas regiões da zona rural, para atender seus pacientes.
Este espírito humanitário granjeou-lhe logo uma grande simpatia da população altense. Em 24 de outubro de 1941, o Dr. Hermes Ferro casou-se com Maria Amélia Daflon (1921-1988), pertencente a uma das mais tradicionais famílias altenses. Era filha de João Batista Daflon e Pergentina Tavares Daflon, neta do coronel Firmo Daflon (1873-1959), grande fazendeiro e chefe político em São Sebastião do Alto e posteriormente em Santa Maria Madalena e bisneta do coronel João Luiz Daflon (1845-1921), de grande projeção na região.
Prematuramente falecida, D. Maria Amélia firmou no município um paradigma de solidariedade e dedicação à função de primeira dama , coadjuvando com o marido em suas inúmeras obras em benefício dos menos favorecidos. De seu casamento nasceram quatro filhos.
A história de São Sebastião do Alto (RJ) se confunde com a biografia do Dr. Hermes Ferro, que nos últimos 50 anos foi marcada pela sua liderança. De 1945 a 1988, foi prefeito do município altense por seis vezes. A sua condição de médico, deu-lhe inicialmente o requisito essencial a conquista desta hegemonia eleitoral: o contato permanente com a população altense.
Porém, seus atributos intelectuais, seu agudo senso ético e seu espírito cívico elevado, projetaram-no a uma posição privilegiada dentro da municipalidade fluminense. A modéstia zelosamente cultivada a a veneração arraigada à terra altense, impediram-no de lançar-se à carreira política e pública em âmbito estadual, embora não lhe faltassem convites e apelos.
Foram muitas realizações do Dr. Hermes em suas seis gestões como prefeito de São Sebastião do Alto, com atuações importantíssimas que projetaram a cidade em uma época com poucos recursos e logística dificultada. Uma grande liderança política e ser humano extraordinário, com grandes virtudes e feitos para toda a região.
- Chefe do Executivo de São Sebastião do Alto. Interventor Federal em 03 de abril de 1945.
- Prefeito Municipal em 03 de outubro de 1947.
- Prefeito Municipal em 22 de janeiro de 1955.
- Prefeito Municipal em 08 de outubro de 1962.
- Prefeito Municipal em 23 de novembro de 1972.
- Prefeito Municipal em 15 de novembro de 1982.