O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Enel Rio tem aumento de 3% nas contas de luz para clientes residenciais

As contas de luz da Enel Rio terão um aumento médio de 3% para clientes de baixa tensão – residências e pequenos comércios. O reajuste foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na terça-feira (19/3).

Os atendidos em alta tensão, como as indústrias, terão alta média de 4,97% nas contas de luz. O reajuste entrou em vigor a partir do dia 15 de março de 2024. A distribuidora tem 2,7 milhões de unidades consumidoras no estado do Rio de Janeiro.

O reajuste da concessionária deveria ter sido definido na última semana, mas houve um empate de dois votos na votação, já que o diretor Fernando Mosna estava ausente em viagem de trabalho. Com isso, a votação foi suspensa até que o diretor voltasse.

O impasse veio na proposta do relator Ricardo Tili de reavaliação da trajetória de perdas não técnicas definida na revisão periódica da distribuidora de 2023. Ele defendeu tratamento semelhante ao da Light, por considerar que as duas concessionárias do estado tem as mesmas complexidades.

O reajuste aprovado deixará a tarifa residencial da Enel Rio em R$ 912,87/MWh, uma das mais altas do país. Enquanto isso, os picos de energia, apagões e diversos prejuízos causados pelas oscilações diárias de energia elétrica da Enel Rio não têm perspectiva de significativas melhoras.

Light

A Aneel também aprovou o reajuste anual nas contas de luz dos consumidores atendidos pela Light, distribuidora que fornece eletricidade para a Região Metropolitana no Rio de Janeiro.

Os clientes de baixa tensão, como consumidores residenciais, terão aumento de 4,05%. Nessa categoria, estão também consumidores de áreas rurais, comércio, serviços, poder público e iluminação pública.

Veja também
error: Content is protected !!