O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Crianças ficam sem ir à escola por falta de manutenção na estrada em Cantagalo

As aulas começaram em Cantagalo (RJ) no início de fevereiro, mas algumas crianças estão sem ter a oportunidade de frequentar a escola. É o caso dos filhos de Simone, moradora da localidade de Usina, na altura do Km 41 da RJ-152, que estão sem estrada devido a falta de manutenção da Prefeitura de Cantagalo.

O caminho é na antiga Estrada Leopoldina, que se tornou servidão para quem mora na localidade. Moradores residem no local há mais de 60 anos e nunca viram um abandono tão grande, devido às péssimas condições da estrada rural, que virou na realidade um trilho de boi.

A mãe conta que existe uma pinguela sobre o rio que se torna muito perigosa no período de chuva e muito escorregadia, por isso fica perigoso passar no local com as crianças. Ela diz ainda que, anos atrás, uma pessoa já morreu no local após cair na água e ser encontrado quatro dias depois.

“Não conseguimos máquina pra passar, pois, peço a Prefeitura de Cantagalo e eles nada fazem. Peço por favor para me ajudar. Agradeço, pois, meus filhos não estão indo a escola porquê quando chove fica muito pior, impossível de passar” – relata entristecida a mãe.

Abandono da zona rural

Moradores da zona rural de Cantagalo (RJ) amargam o abandono da gestão pública, principalmente, nesse começo de 2024. Há reclamações diárias de todo o município, quanto as péssimas condições de estradas e o abandono do poder público com os produtores rurais.

Enquanto isso, não se sabe para onde estão sendo levados os cascalhos de asfalto retirados do Centro da cidade, que recebe asfaltamento novo, um investimento de mais de R$ 2.2 milhões. Entre 2023 até 2024, Cantagalo investiu mais de R$ 7 milhões em recapeamento asfáltico.

Moradores reclamam da Estrada da Batalha (sede), das estradas vicinais de São Sebastião do Paraíba, e em Boa Sorte, Euclidelândia e Santa Rita da Floresta as reclamações são semelhantes, principalmente, com falta de investimentos nas estradas e incentivo ao produtor rural.

Ruas do Centro de Cantagalo recebem nova camada de asfalto

Vídeo: Famílias da zona rural de Cantagalo reivindicam ponte não concluída

Vídeo: Ponte cede e carreta cai no rio na zona rural de Cantagalo

 

Veja também
error: Content is protected !!