O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Vídeo: Prefeituras da região declaram guerra contra motos barulhentas

O ‘rolezinho’ ocorrido na madrugada de Natal assustou não somente a população, como também despertou os órgãos de segurança pública dos municípios – antes adormecidos – quanto a questão da farra das motos barulhentas na Região Serrana do Rio de Janeiro.

Em Cordeiro, Macuco e Cantagalo, por exemplo, pelo menos 30 motoqueiros se ajuntaram na madrugada de Natal, por volta de 1 hora, para fazer um ‘rolezinho’, alguns praticando manobras arriscadas e promovendo muito barulho e desordem nas ruas.

Após o episódio que causou intimidação e medo às famílias, as prefeituras começaram a tomar medidas. É o caso da Prefeitura de Macuco, que conseguiu um efetivo de duas motos patrulhas da Polícia Militar, garantindo uma presença mais robusta da corporação nas ruas da cidade.

No início de dezembro, o filho da prefeita de Macuco foi detido após fazer manobras irregulares no Centro da cidade e também passar em frente ao DPO e brincar com as autoridades. Ele chegou a ser detido e conduzido à delegacia, mas somente após os ‘rolezinhos’ uma atitude foi tomada. (Relembre)

Filho de prefeita é conduzido à delegacia após manobras de moto em Macuco

Já em Cordeiro, o secretário de Segurança Pública e Trânsito Ricardo Sales, esteve na sede do DETRAN/RJ, para tratar sobre um convênio do pátio municipal para apreensão de veículos. Ele declarou guerra contra as motos barulhentas e prometeu medidas de fiscalização contra as motos com descarga aberta, as motos barulhentas.

Já na cidade de Nova Friburgo, várias motocicletas irregulares foram apreendidas desde novembro deste ano, com operações integradas da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) e agentes da Polícia Militar. As operações vem sendo realizadas pela cidade em dias estratégicos.

A magnitude da operação para Nova Friburgo ocorre não somente pela redução de baderneiros, como também pela facilidade de acontecer. Isso, tendo em vista que o convênio entre a Prefeitura e a PM, possibilita o acionamento de policiais para atender às necessidades municipais mediante ao custeio da operação pelos cofres públicos.

Código de Trânsito 

Muitas pessoas, principalmente, adolescentes e jovens, defendem que o ‘rolezinho’ e a prática de ‘grau’ não são crimes e sim um esporte. Mas a verdade é que a prática de encontros não regulamentados em via pública é crime, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

No Artigo 174, fica determinado que: “Promover, na via, competição, eventos organizados, exibição e demonstração de perícia em manobra de veículo, ou deles participar como condutor, sem permissão da autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via”, é infração gravíssima.

Com isso, os pilotos que forem identificados participando de rolezinhos, podem ser penalizados com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa com fator multiplicador de 10 vezes, suspensão do direito de dirigir e apreensão do veículo.

E não para por aí. A prática de manobras em vias públicas também é passível de punição. Segundo o Artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), cujo número é utilizado popularmente para caracterizar os praticantes do ‘grau’, é infração gravíssima, com aplicação de multa, suspensão do direito de dirigir, retenção do veículo e recolhimento da CNH.

Vídeo: Rolezinho de Natal intimida moradores de Cordeiro, Cantagalo e Macuco

Vídeo: Rolezinho de Natal bate de frente com viatura da PM em Friburgo

Nova blitz no trânsito apreende 36 motos barulhentas em Nova Friburgo

Veja também
error: Content is protected !!