O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Como manter o equilíbrio interior na era das distrações

O mundo contemporâneo tem nos afastado cada vez mais do nosso centro, portanto, reforço: em tempos de inteligência artificial, o autoconhecimento é a sua maior riqueza, pois é de fundamental importância se desconectar dos ruídos externos para não nos perdermos de quem realmente somos além de aumentar o estresse.

É preciso estar atento. Hoje em dia o que as pessoas mais se queixam é de falta de tempo, experimente verificar quanto tempo você gasta nas redes sociais consumindo conteúdos que sugam a sua energia e levando você até a se questionar sobre a sua própria vida e valores. Fez sentido para você? Então, já parou para pensar que você poderia estar lendo aquele livro que você tem vontade, mas sempre diz que não tem tempo? Fazendo um curso que para você faz sentido? Ou até se cuidando durante a sua rotina.

Não podemos normalizar o anormal. O estresse excessivo do mundo contemporâneo está cada vez mais gerando sofrimento e doenças de diversas esferas. Segundo a medicina milenar, o Ayurveda, doença é tudo o que nos gera sofrimento, e não somente o que impacta na esfera física. E tudo o que nos gera sofrimento vem do afastamento de nós mesmos e da nossa espiritualidade.

E como manter o equilíbrio e o foco em si mesmo fortalecendo a saúde na base diante desse carrossel de ilusões da modernidade? Estabeleça uma rotina de autocuidado diário desde o horário de acordar ao horário de se deitar. E você pode escrever isso pela manhã em um diário. Sabia que escrever é uma das formas de driblar a ansiedade? Vá experimentando hábitos e se desfazendo de outros, dia após dia, sem exagero com cobranças. É sensato entender que ter resiliência na rotina, pois por mais que façamos planos, algo pode ter que se ajustar por demandas que aparecem no decorrer do percurso, ok, está tudo bem. Mas observe se a demanda realmente faz sentido, ou se é mais um ruído externo para lhe tirar do seu propósito.

Mas antes de começar a escrever e estabelecer a rotina de cada dia, pergunte-se: o que faz sentido para mim? Sem desejar o que o vizinho está fazendo e entrar no mar vermelho das comparações. Falando do básico: priorize escolhas saudáveis na mesa, pratique exercícios físicos regularmente e procure ir para cama e acordar em horários regulares (se possível dormir até as 22:30 e acordar com o nascer do sol). Posso apostar que na medida em que você for praticando, vai se sentir melhor, a autoestima e o auto amor também irão aumentar. O que pode acontecer? Você se tornar mais disciplinado e aumentar o seu autocuidado e equilíbrio interior. E no final do dia ainda poderá se exclamar: hoje quase não entrei nas redes sociais! Até chegar o momento de realmente tomar consciência que tem coisas mais produtivas e reais a fazer que ficar por lá…

Indo além nas recomendações, técnicas como a prática de YOGA, um conhecimento milenar que está sendo cada vez mais recomendado para fortalecer o equilíbrio interior em tempos tão atuais. Experimente e depois me conta, para os que praticam e conhecem a sua profundidade, é um caminho maravilhoso.

Através de posturas psicofísicas, técnicas de respiração e meditação, o YOGA  nos convida a mergulhar e nos sintonizar com a nossa mente, com o nosso corpo e com a nossa essência. Com efeito, redução do estresse, mais consciência corporal e conexão com o nosso eu interior.

Isso vai contribuir tanto para o seu bem-estar integral. Pode acreditar! Falo com base na minha experiência. Não se esqueça de estabelecer tempo para o ócio e também de valorizar a interação humana. Para tanto, priorize tempo de qualidade para familiares e amigos que fazem sentido, cultivando a empatia.

Uma vida mais consciente é possível!

Beijos de luz, com amor, Aretuza Lattanzi.

Veja também
error: Content is protected !!