O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Cantagalo é 1º no ranking da Saúde Básica; Cordeiro em 80º e Macuco 88º

Cantagalo segue na liderança do Previne Brasil, avaliação do Ministério da Saúde que mede a qualidade da Atenção Primária à Saúde no país. Com nota de 9,74 o município conquistou novamente o 1º lugar no ranking dos sete Indicadores de Desempenho do Programa referentes ao segundo quadrimestre de 2023.

Na área de cobertura do Serra News, a cidade de Cambuci teve a pior avaliação do Estado na última colocação. Integram as dez piores colocações: Cambuci (92º), Sumidouro (90º), Aperibé (89º), Macuco (88º) e Campos dos Goytacazes (85º). Entre os dez melhores no ranking da Atenção Primária à Saúde, estão: Cantagalo (1º) e Santa Maria Madalena (2º).

Outros municípios de nossa cobertura: Bom Jardim (75º), Cachoeiras de Macacu (66º), Cordeiro (80º), Petrópolis (67º), Duas Barras (77º), Carmo (62º), Trajano de Moraes (69º), Teresópolis (22º), São Sebastião do Alto (85º), Itaocara (44º), Santo Antônio de Pádua (82º), Itaperuna (6º), Miracema (37º), Cardoso Moreira (31º), São Fidélis (56º), Macaé (57º) e Rio de Janeiro (18º).

Nova Friburgo chama a atenção. Na nota final de desempenho de todos os indicadores, o ISF (Indicador Sintético Final), a cidade fica em 52º entre os 92 municípios fluminenses. Em 2021, Nova Friburgo ocupava a 36ª posição no ranking da Atenção Primária à Saúde.

Ranking Previne Brasil

O desempenho do Previne Brasil é um dos componentes do programa de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), que determina o valor que as gestões municipais devem receber em repasses federais. No total, são avaliados sete indicadores de pré-natal, saúde da mulher, saúde da criança e doenças crônicas. Quanto maior o desempenho total, mais recursos serão destinados ao município.

Veja também
error: Content is protected !!