O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Apagão afeta estados do Sudeste e cidades da região ficam sem energia

Um apagão atingiu diversos estados brasileiros na manhã de terça-feira (15). Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil megawatts (MW) de carga em estados do Norte, Nordeste e Sudeste.

Segundo o órgão, a interrupção ocorreu devido à abertura da interligação Norte-Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, disse que o blecaute ocorrido na manhã de terça-feira (15) foi de “grande porte” e afetou pelo menos quatro regiões do país.

A Enel Energia, responsável pelo fornecimento nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará, informou que houve uma atuação por conta de um “esquema regional de alívio de carga”, e que a energia está sendo restabelecida gradualmente após autorização do ONS. O chamado Erac acontece de forma automática quando uma ocorrência é identificada no Sistema Interligado Nacional, para proteger o sistema de danos por falhas.

Segundo o coordenador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), José Marengo, a causa do apagão deve ser operacional, pois não há um alerta pela seca, por exemplo, que pudesse impactar a produção e distribuição de energia. “Apesar do baixo nível de chuva, não estamos em uma situação de seca extrema, principalmente na região nordeste, que foi onde começou o apagão”, explica.

Veja também
error: Content is protected !!