O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Prédio da Inter TV em Nova Friburgo é alvo de pichação com ameaças

A Polícia Civil está investigando um ato de vandalismo com mensagens de ódio na sede da Inter TV em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. Funcionários se depararam com diversas pichações na fachada do prédio quando chegaram para trabalhar, por volta das 7h desta segunda-feira (31/7).

Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento em que uma pessoa, aparentemente uma mulher, chega no local e começa a pichar o portão e as paredes. Tudo aconteceu durante a madrugada desta segunda, às 4h38. A Polícia Civil esteve no prédio e a perícia foi acionada.

Notas de Repúdio

Em notas de repúdio distintas, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), a direção do portal Serra News RJ, bem como, a direção da Inter TV, lamentaram e repudiaram o crime ocorrido em Nova Friburgo.

Em nota, a Inter TV disse que “repudia qualquer tipo de ataque e considera que um ataque a um veículo de comunicação é um ataque a toda imprensa e liberdade de imprensa”. A emissora disse ainda que “está empenhada, junto às autoridades, à Polícia Civil, na identificação da pessoa responsável pelo vandalismo”.

O diretor do portal Serra News RJ, Iago Guimarães, também lamentou o fato. “Seguimos fielmente que a liberdade de imprensa é a base para todo Estado Democrático. Através da boa comunicação, o povo exerce o seu direito de ser informado e participar da cidadania com consciência. A liberdade de expressão e sua contraparte, o direito à informação, constituem um dos alicerces da democracia. Um ataque a qualquer veículo, é uma afronta ao direito de todos.

Imagens de câmeras de segurança flagram o ataque à emissora,
Câmeras de segurança flagram o ataque à emissora.

Em nota, o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, Mário Sousa, repudiou o ato e disse que vai pedir apoio das autoridades. “Condenamos veementemente a violência, a intimidação, a agressividade, o vandalismo, com mensagens de ódio, através de pichações na sede da Inter TV em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, atingindo profissionais de jornalismo da Emissora e a própria TV.

“A Associação Brasileira de Imprensa (ABI), entidade centenária na defesa do Estado Democrático de Direito e na luta pela Liberdade de Opinião, […] vêm a público repudiar com veemência os ataques de ódio – através de pichações – ocorridos na madrugada de segunda-feira (31/07) na fachada da Inter TV, uma afiliada da Rede Globo, em Nova Friburgo. […]

A ABI e a FENAJ entendem que os responsáveis por mais esse ataque a jornalistas e à emissora de TV – logo, à Liberdade de Imprensa como um todo – devem ser identificados e punidos de acordo com a legislação em vigor, para que sirvam de exemplo e desestimulem toda essa campanha de ódio contra os profissionais de comunicação. Relembramos que não há democracia sem o respeito à Liberdade de Imprensa, um direito de todos os cidadãos.”

Veja também