O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Moradores denunciam corte de árvores na entrada de Monnerat, em Duas Barras

Os moradores do distrito de Monnerat, em Duas Barras, na Região Serrana do Rio, estão indignados após o corte de mais de 30 árvores nas proximidades da rodoviária, na entrada da localidade. Populares apontam que o corte das árvores seria apenas para dar visibilidade ao portal que foi construído pela Prefeitura Municipal na chegada do distrito.

“Eu não acredito que o povo vai aceitar essa sacanagem. Olha que m$%@ fizeram com a chegada de Monnerat. Cadê os vereadores? Cadê o meio ambiente? Trocar as árvores por essa m$%@ de concreto?! Desculpa, mas tenho que falar, meu amigo Dr. Fabrício (prefeito) não foi pra isso que confiei em ti meu voto, pra destruir a cidade em que nasci” – expressou um morador.

Segundo residentes, 33 árvores foram cortadas, aparentemente, sem motivos ou explicações. Em imagens resgatadas na internet, pelo Google Street View, é possível verificar que nenhuma das árvores, uma espécie de pinheiro de médio porte, causava risco iminente à pedestres, motoristas ou fiação elétrica.

Crime ambiental

De acordo com o advogado Danilo de Albuquerque, no site JusBrasil, “é proibido cortar nem podar uma árvore sem autorização da prefeitura, com possibilidade de responder por crime ambiental. Isso não vale apenas para as árvores, mas para qualquer planta ornamental em calçadas, jardins, parques, ruas, avenidas etc., ou em propriedade privada alheia. O crime é punido com detenção ou multa, ou as duas penas juntas.

A prática do corte de árvore ou até a poda drástica, infringe o artigo 49 da Lei Federal n° 9605/98 (Lei dos Crimes Ambientais): “Destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia”. A pena é de três meses a um ano, ou multa de R$ 100,00 a R$ 1.000,00 por árvore, conforme previsto no artigo 56 do Decreto Federal nº 6.514/2008.

Prefeitura

Como o corte teria partido e sido executado pela própria Prefeitura de Duas Barras, e até mesmo por se tratar de possível crime ambiental, a direção do Serra News fez contato com a Prefeitura Municipal para saber os motivos que levaram a tal ato. Em tentativas diversas de contato, pelo telefone (22) 2534-1212 e também mídias sociais oficiais, não fomos atendidos. O espaço está aberto para pronunciamento oficial da prefeitura: e-mail ou whatsapp.

Prefeito incita maus tratos aos animais e gera revolta em Duas Barras

Veja também
error: Content is protected !!