O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Friburguense conquista primeiro lugar em competição educacional na Irlanda

A friburguense Ana Beatriz Rutledge, de 17 anos, acaba de conquistar o prêmio AIB Careers Skills 2023, em Dublin, na Irlanda. Cerimônia de premiação acontece no dia 10 de maio e terá a presença de autoridades locais, como a Ministra da Educação da Irlanda Norma Foley, e o Embaixador do Brasil em Dublin, H.E. Marcel Biato.

O concurso AIB Careers Skills foi realizado no mês de maio e contou com concorrentes de todo o país. A competição faz parte de um programa de incentivo à Educação do Governo Irlandês, do AIB e do Careers Portal, e visa aumentar a experiência curricular dos jovens de ensino médio na Irlanda.

No programa, os alunos tem a oportunidade de participar e serem assessorados por profissionais experientes do mercado de trabalho e vivenciar por alguns dias a profissão que desejam seguir.  O concurso que já teve 406 escolas participantes contou com diferentes categorias, e este ano, teve ao todo 25 finalistas.

Ana Beatriz, natural de Nova Friburgo, que desde 2021 mora em Dublin, participou na categoria Vlog. No vídeo de 1 minuto, a friburguense contou como foi a sua experiência curricular em uma empresa multinacional de Dublin, destacou os desafios que teve, os principais aprendizados e ainda como a equipe teve todo o cuidado em recebê-la e assessorá-la.

“Este é um programa que faz parte da disciplina de LCVP aqui na Irlanda.  Nesta disciplina, que é exclusiva do Ensino Médio, somos orientados sobre as mais variadas profissões e programas universitários, fazemos trabalhos sobre as indústrias do nosso interesse e ainda participamos em palestras e visitas à empresas. Tudo isso ajuda muito a decidir qual a carreira queremos seguir e também em qual nos identificamos mais, ou sentimos mais vontade de explorar”, destacou Ana Beatriz.

Sobre o concurso, Ana Beatriz disse ter ficado surpresa e ao mesmo tempo muito feliz com a notícia da conquista do prêmio, e quer ser inspiração para outros jovens brasileiros: “Morar fora do país, longe da família e amigos é um desafio. Sou estrangeira aqui e estava competindo com estudantes nacionais da Irlanda.. Estou muito feliz com o resultado! E ainda mais feliz em poder representar o Brasil aqui no exterior.  Nós brasileiros temos um potencial muito grande.”

Ana Beatriz foi convidada para a cerimônia de premiação oficial do concurso, que será no próximo dia 10 de maio, na capital Irlandesa, Dublin, e contará com a presença de Autoridades locais, dentre elas a Ministra da Educação da Irlanda, Ms. Norma Foley, e o Embaixador do Brasil na Irlanda, H.E. Marcel Biato.

Sobre Ana Beatriz

Ana Beatriz nasceu em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio de Janeiro, em 2005.  Sempre foi uma aluna muito dedicada em tudo que faz. Desde 2021 mora em Dublin com sua família e no próximo ano faz o exame nacional da Irlanda para iniciar sua vida acadêmica. A estudante quer seguir na carreira de Negócios, com ênfase em análise digital e administração. Além disso, tem forte presença nas Redes Sociais., e está planejando usar esta oportunidade do concurso para abordar mais o tema do direcionamento de carreira entre os jovens.

A Irlanda tem hoje aproximadamente 50 mil brasileiros, e dentre eles, muitos tem filhos em idade escolar. Para um adolescente recém-chegado na Irlanda, muitas vezes já com o Ensino Médio iniciado, é fundamental ter a orientação correta para buscar e explorar as oportunidades de estudos e encarreiramento que a Ilha oferece. Entretanto, as dificuldades começam a aparecer devido a estruturação do sistema de ensino que é totalmente diferente do que temos no Brasil. Além disso,  os pais também recém chegados na Irlanda, não tiveram esta experiência, e fica portanto, difícil de oferecer o suporte adequado para um momento de tantas dúvidas e escolhas.

Veja também
error: Content is protected !!