O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

De onde vem a sensação de vazio existencial? Entenda

O vazio existencial se manifesta em consequência de viver uma vida incongruente e sem sentido.

Mas, por que isso acontece? A resposta é clara e objetiva: falta de autoconhecimento. Sabe aquela frase que diz: ou vem pelo amor ou pela dor? Pois é, na maioria das vezes, as pessoas só buscam o autoconhecimento quando estão em estado avançado de depressão, mas também vale citar aquelas que cometem o suicídio e perdem suas vidas sem terem a oportunidade de se autoconhecer e mudar o rumo da sua história.

As pessoas mais sábias, as que vão pelo amor, como citado acima, buscam o autoconhecimento como alicerce das suas escolhas e posicionamento. Assim, além de possuírem uma vida mais saudável, são mais assertivas e prósperas em todas as esferas da vida.

De posse desse conhecimento, coloque-se como observador de si mesmo e reflita: como tenho acordado todos os dias? Com entusiasmo ou com vontade de ficar na cama? Tenho brilho nos olhos no trabalho que exerço ou sinto algum desconforto contando os dias para chegar à sexta-feira, nos feirados e nas férias? Sinto-me realizado com as minhas escolhas diárias? O meu relacionamento é saudável? Estou satisfeito comigo mesmo? Como está o meu sono? Tenho momentos de descanso e de olhar para dentro? Sofro com ansiedade? O estresse tem predominado no meu dia a dia? Sinto dores musculares? Como está minha saúde na integralidade?

Ao se questionar sentiu que algo lhe tocou? É hora de voltar-se para si mesmo e de se acolher para que a sua mente possa ter mais clareza do que está incongruente. Talvez no primeiro momento você possa se perguntar: mas como eu aguentei até aqui? Mas como eu não tinha percebido isso antes? Não se desespere e não se culpe, pois só somos capazes de modificar algo quando identificamos. Um dia de cada vez, viva o processo de autoconhecimento e descobertas. É maravilhoso perceber que somos capazes de alterar o rumo da nossa história.

O preço a se pagar pela falta de autoconhecimento é altíssimo. Portanto, fique atento aos sinais, pois o nosso corpo possui a sua própria sabedoria e ele tenta nos alertar o tempo todo, mas para ouvir, é necessário o silêncio e o exercício da auto-observação. O que nos dias atuais é raro, em um mundo onde as pessoas estão sobrevivendo no piloto automático, e as desordens na saúde, no meio ambiente e nos relacionamentos aumentam drasticamente dia após dia.

O vazio existencial não pode ser suprido pelos “prazeres” ditados mundo, mas sim pelo alinhamento da espiritualidade (essência de cada ser) com as escolhas do mundo. Para tanto, o caminho do autoconhecimento. E, em sinergia com isso, jamais se esqueça de que o mesmo Deus que criou todas as coisas, também habita na essência do seu ser. Tome posse disso e permita que ele restaure o que precisa ser restaurado.

O autoconhecimento com posicionamento liberta do sofrimento.

Beijos de luz. Com amor, Aretuza Lattanzi.

Veja também
error: Content is protected !!