O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Justiça absolve Pezão e Affonso Monnerat, de Bom Jardim, da Lava Jato

A 1ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, absolveu, por unanimidade, o ex-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando de Souza, o Pezão, de todas as acusações de corrupção, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa obtidas no âmbito da Operação Lava Jato.

Assim como Pezão, também foi absolvido de acusações o ex-prefeito de Bom Jardim, na Região Serrana, e ex-secretário estadual de Governo, Affonso Monnerat – que concorreu à deputado estadual nas Eleições 2022, obtendo 9.568 votos.

Affonso Monnerat, de Bom Jardim, e Luiz Fernando Pezão, haviam sido condenados a 24 anos e 99 anos de prisão em primeira instância pelo juiz Marcelo Bretas. Eles chegaram a ser presos na operação intitulada Boca de Lobo.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu recentemente afastar do cargo Marcelo Bretas, juiz responsável pela Lava Jato no Rio, por suposto desvio de conduta na análise de processos. O CNJ também instaurou procedimento para investigar o juiz.

Lava Jato

A operação Lava Jato completou 9 anos em março de 2023. Tudo começou em 2014 com uma operação da Polícia Federal em conjunto com procuradores para investigar irregularidades, sobretudo envolvendo a Petrobras. O saldo hoje é tímido.

Um dos principais acusados, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi condenado por várias instâncias da Justiça, passou 580 dias preso na carceragem da Polícia Federal em Curitiba (PR), conseguiu anular os processos, ficou livre e foi eleito presidente da República.

Outro ícone da Lava Jato, o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, havia sido condenado a 45 anos de cadeia. Também conseguiu se livrar. Foi solto em 9 de fevereiro de 2023 e se tornou digital influencer. Não há políticos e empresários relevantes presos atualmente.

Veja também
error: Conteúdo protegido!