Cordeiro é pioneiro no serviço gratuito de castração de cães de rua
Médico veterinário Leandro Espínola.A Prefeitura de Cordeiro, na Região Serrana do Rio, deu início ao atendimento gratuito para castração de cães de rua. O serviço começou a ser oferecido no final de março, com a atuação do castramóvel, localizado no Parque de Exposições Raul Veiga. No equipamento são realizadas cerca de 8 cirurgias semanais entre felinos e caninos.
Cordeiro dá um importante passo no controle da população animal de rua na cidade, um serviço que é pioneiro na região. O controle, por meio de castração, impede a superpopulação de animais de rua, diminui as chances de abandono e maus tratos, e ainda minimiza o aparecimento de algumas doenças nos animais.
Etapas
O projeto passa por três etapas. A primeira etapa são castrados felinos machos e fêmeas domiciliados, onde houve o cadastro prévio de pessoas e posteriormente uma orientação ao dono, para o pré e pós operatório do animal.
No momento, o município atua na segunda etapa do projeto de castração, com cães de rua. Por estar sendo com cães denominados “errantes”, em situação de rua, não está havendo o cadastro para pessoas, e sim o recolhimento dos animais em suas localidades.
Quem realiza o recolhimento dos animais é a Defesa Civil, com apoio da equipe veterinária do castramóvel, coordenadora Gisely Guzzo e o veterinário Leandro Espínola. Após a operação, o cão é observado pelo veterinário responsável e toda coordenação para poder voltar ao seu local de origem.
Ver essa foto no Instagram
Já na terceira etapa do programa, serão comtemplados cães domiciliados fêmeas e machos. Nesta etapa (que ainda não se abriu), o agendamento deverá ser feito no Parque de Exposições Raul Veiga, de 09h às 12h. Os documentos necessários são xerox do RG, título de eleitor, comprovante de residência e comprovante de rendimentos ou inscrição do NIS. É solicitado apenas a doação de 1 kg de ração que beneficia animais de rua.
Castramóvel
Cordeiro recebeu o castramóvel em julho de 2022, e já em outubro do mesmo ano, realizava agendamentos para castração. O equipamento é fruto de uma emenda parlamentar do deputado federal Luiz Antônio Correa e as castrações estão regularizados pela Lei Municipal n° 2596/22.
Hoje, no estado do Rio de Janeiro, a cidade exposição de Cordeiro é a única que mantém seu castramóvel regularizado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), operando com a coordenadora Gisely Guzzo e o médico veterinário Leandro Espínola.
Cordeiro inicia agendamento para castrações gratuitas no castramóvel





