O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Cordeiro é pioneiro no serviço gratuito de castração de cães de rua

A Prefeitura de Cordeiro, na Região Serrana do Rio, deu início ao atendimento gratuito para castração de cães de rua. O serviço começou a ser oferecido no final de março, com a atuação do castramóvel, localizado no Parque de Exposições Raul Veiga. No equipamento são realizadas cerca de 8 cirurgias semanais entre felinos e caninos.

Cordeiro dá um importante passo no controle da população animal de rua na cidade, um serviço que é pioneiro na região. O controle, por meio de castração, impede a superpopulação de animais de rua, diminui as chances de abandono e maus tratos, e ainda minimiza o aparecimento de algumas doenças nos animais.

Etapas

O projeto passa por três etapas. A primeira etapa são castrados felinos machos e fêmeas domiciliados, onde houve o cadastro prévio de pessoas e posteriormente uma orientação ao dono, para o pré e pós operatório do animal.

No momento, o município atua na segunda etapa do projeto de castração, com cães de rua. Por estar sendo com cães denominados “errantes”, em situação de rua, não está havendo o cadastro para pessoas, e sim o recolhimento dos animais em suas localidades.

Quem realiza o recolhimento dos animais é a Defesa Civil, com apoio da equipe veterinária do castramóvel, coordenadora Gisely Guzzo e o veterinário Leandro Espínola. Após a operação, o cão é observado pelo veterinário responsável e toda coordenação para poder voltar ao seu local de origem.

Já na terceira etapa do programa, serão comtemplados cães domiciliados fêmeas e machos. Nesta etapa (que ainda não se abriu), o agendamento deverá ser feito no Parque de Exposições Raul Veiga, de 09h às 12h. Os documentos necessários são xerox do RG, título de eleitor, comprovante de residência e comprovante de rendimentos ou inscrição do NIS. É solicitado apenas a doação de 1 kg de ração que beneficia animais de rua.

Castramóvel

Cordeiro recebeu o castramóvel em julho de 2022, e já em outubro do mesmo ano, realizava agendamentos para castração. O equipamento é fruto de uma emenda parlamentar do deputado federal Luiz Antônio Correa e as castrações estão regularizados pela Lei Municipal n° 2596/22.

Hoje, no estado do Rio de Janeiro, a cidade exposição de Cordeiro é a única que mantém seu castramóvel regularizado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), operando com a coordenadora Gisely Guzzo e o médico veterinário Leandro Espínola.

Cordeiro inicia agendamento para castrações gratuitas no castramóvel

Veja também
error: Content is protected !!