O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Você já ouviu falar no movimento slow living? Entenda o conceito

O estilo de vida slow se traduz como um movimento com foco em desacelerar e no autoconhecimento. Com efeito, uma vida com mais consciência, significado, saúde, bem-estar e felicidade.

Além disso, o movimento visa uma relação mais ecológica e harmoniosa com  todas as formas de vida, valorizando o afeto por tudo o que existe.

De origem italiana, na década de 80, o estilo de vida slow surgiu paralelamente ao slow food, indo contra a corrente do fast food. O slow food visa hábitos de vida mais saudáveis e sustentáveis, pensando no alimento desde a sua produção, passando pelo respeito à natureza, na valorização dos produtores locais e na agroecologia; bem como na consciência no ato de se alimentar e na valorização das relações sociais.

Mas, como desacelerar se a vida nos propõe tanto movimento, ao ponto de normalizarmos o sono insuficiente, o acordar exausto, o não ter tempo para si mesmo e para desfrutar das coisas simples da vida?

A princípio, é importante ressaltar que desacelerar não significa ser lento, mas sim, gerenciar melhor o tempo e não se permitir entrar nesse ciclo vicioso de ser escravo do tempo e dos excessos. Em suma, é não normalizarmos algo tão danoso para a nossa vitalidade e que nos impede de viver plenamente as sensações de cada momento.

Contudo, desacelerar é algo extremamente desafiador e requer autoconhecimento e fazer um uso inteligente do tempo estabelecendo prioridades para o que realmente faz sentido.

A boa notícia? O estilo de vida slow é possível e extremamente benéfico para a saúde, qualidade de vida e longevidade. Vamos juntos? Seguem as sugestões:

  1. Respeite o seu próprio tempo e administre a sua rotina de acordo com os seus valores e princípios.
  2. Pense todos os dias que a sua vida terá fim, o que é natural todo ser humano. Com base isso, que tal aproveitar o seu tempo com mais qualidade?
  3. Cuide bem das relações que são importantes para você: eles também passarão.
  4. Faça uma coisa de cada vez.
  5. Faça mais pausas, seja antes de qualquer decisão, durante alguns momentos do dia ou da noite para refletir e respirar.
  6. Menos pressa: escolha movimentos mais leves, exercícios que lhe tragam para a consciência, como Yoga e meditação.
  7. Mais contemplação da existência e de cada ato do dia a dia:
  8. Descanse quando o seu corpo assim pedir.
  9. Fique mais tempo off-line.
  10. Todos os dias aos levantar, olhe-se no espelho e pergunte-se: o que vou fazer com o meu tempo hoje realmente faz sentido para mim?

Por uma vida mais bem vivida! Beijos de luz. Com carinho e amor, Aretuza Lattanzi.

Veja também
error: Content is protected !!