O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Conheça as vantagens de se respirar pelo nariz e não pela boca

A respiração é uma função de vitalidade e tem como principal papel oxigenar as células e eliminar o excesso de dióxido de carbono (CO2) resultante das reações orgânicas do organismo. Ainda que a boca também permita que o ar chegue aos pulmões, esta não é a forma mais saudável de respirar. Por outro lado, o nariz apresenta em sua estrutura especificidades que promovem uma maior eficiência respiratória, bem-estar e saúde.

A respiração nasal permite que o ar seja purificado, filtrado, aquecido e umidificado antes de chegar aos pulmões e de oxigenar as células. Por certo, o hábito de respirar pelo nariz resulta na melhoria da qualidade do ar inspirado e na proteção das vias aéreas, favorecendo também, o desenvolvimento orofacial de forma mais adequada e harmônica.

Vale destacar que as estruturas anatômicas do nariz são altamente vascularizadas e possuem a habilidade de se distender e de se adaptar de acordo com a necessidade do organismo de cada um, o que por sua vez, potencializa a capacidade respiratória e de equilíbrio na integralidade.

Em contrapartida, respirar pela boca acarreta em desequilíbrio muscular, ósseo e dentário impactando bruscamente no desenvolvimento da face e da oclusão, em especial, na fase de crescimento. Sem a respiração nasal, a mandíbula, a língua, os lábios, a cabeça e o corpo precisam se posicionar para que o ar entre pela boca, o que além de interferir nas funções orofaciais (sucção, mastigação, deglutição e fala) prejudica a postura de forma integral, uma vez que todas as estruturas precisam se moldar para manter a respiração e as suas respectivas funções.

Um dado interessante a ser compartilhado é que quando se respira pela boca a parte superior do peito é ativada e embora as inalações sejam maiores, a respiração é mais curta e a absorção de oxigênio pela corrente sanguínea é menor. Assim, geralmente quem possui este hábito se cansa mais durante os exercícios físicos, possuem dificuldade em manter o foco e a concentração, sofrem com falta de disposição e de energia, além de implicações no humor.

Além disto, outros agravantes como lábios entreabertos em repouso, diminuição da capacidade olfatória, olheira, diminuição do tônus muscular orofacial, distúrbios no sono como roncos e apneia, sensação de secura na boca ao acordar, escape de saliva no dia a dia ou ao dormir, desidratação em geral, acidificação do meio bucal o que facilita a ocorrência de cáries e doenças periodontais.

Outro ponto importante a ser ressaltado é que a respiração nasal possui a capacidade de transportar mais óxido nítrico (NO) para os pulmões e corrente sanguínea. O óxido nítrico é um mediador endógeno vasoativo que contribui para a homeostase pulmonar, na neurotransmissão, na vasorregulação e no fortalecimento da imunidade.

Diante do exposto, respirar pelo nariz é a forma correta e eficiente na promoção da saúde de forma holística. Quem vem comigo?

Beijos de luz, com carinho e amor, Aretuza Lattanzi. 😘

Veja também
error: Conteúdo protegido!