O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Morador de rua é encontrado morto no calçadão no centro de Petrópolis

Na manhã de terça-feira, 28/06, uma pessoa em situação de rua foi encontrada morta na calçada do Shopping Dom Pedro II, em uma área comercial de grande movimento na Rua do Imperador, no Centro Histórico de Petrópolis, Região Serrana do Rio.

Ele, que dormia no local, estava sem se mexer, o que chamou a atenção das pessoas. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) constatou a morte, e o corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML), em Corrêas.

A Polícia Civil aguarda o laudo de necropsia para saber a causa da morte, já que não havia sinais de violência no corpo.

A Prefeitura de Petrópolis emitiu uma nota lamentando a morte e disse que o homem recebia atendimento por meio da secretaria de Assistência Social.

“Ele era paciente do Caps-AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas), por ser usuário de drogas e ter transtornos mentais. Além disso, por estar em situação de rua, ele já vinha sendo atendido pelas unidades da Secretaria de Assistência Social, entre elas o Centro Pop, o NIS (Núcleo de Integração Social) e a Unat (Unidade de Acolhimento Temporário)”, informa a nota do município.

Ainda de acordo com a Prefeitura, na segunda-feira (27), ele foi atendido pelos equipamentos de saúde e de assistência social do município.

“À tarde, na Unat, no Retiro, o enfermeiro de plantão percebeu que ele estava agitado, por isso aferiu sua pressão. Como estava com sua pressão alterada, o profissional acionou o Samu solicitando o atendimento”.

O Samu foi até o local, atendeu o morador ainda na unidade e o levou até a UPA Centro.

“Na UPA, foi prontamente atendido pela equipe médica. Lá, foi constatado um quadro de intoxicação por uso de drogas. Ele chegou a ser medicado, mas removeu a sonda e se negou a permanecer na unidade”.

Ainda de acordo com o município, a assistência social da UPA Centro chegou a abordar o paciente e pediu para que ele aguardasse a chegada do transporte solicitado junto ao Centro POP, mas ele insistiu em deixar o local sem a devida assistência.

Na manhã de terça (28), o SAMU voltou a ser acionado depois que as pessoas que circulavam pelo calçadão onde ele dormia desconfiaram da falta da movimentação. A morte foi constada pela equipe médica e uma equipe do 26º Batalhão da Polícia Militar permaneceu a tarde toda guardando a área até a chegada da equipe de remoção do Corpo de Bombeiros.

A Secretaria de Assistência Social informou ainda que deu início, em maio, à Operação Inverno. Diariamente, uma equipe da secretaria percorre a cidade, buscando convencer as pessoas em situação de rua a dormir no Centro Pop.

O caso está em investigação na 105ª Delegacia de Polícia, no Retiro.

Fonte: G1

Veja também
error: Content is protected !!