O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Campanha de vacinação contra a gripe começa em abril

A campanha nacional de imunização contra a influenza terá início no próximo dia 4 de abril em todo o Brasil, afirmou o Governo Federal. Na quinta-feira (24/3) a Secretaria de Estado de Saúde iniciou a distribuição das vacinas para garantir o início da imunização dentro do prazo.

Diferente do que aconteceu no último ano, a campanha volta a ser direcionada somente para os grupos prioritários, como idosos, profissionais de saúde, crianças entre 6 meses e 5 anos de idade, pessoas com comorbidades, povos indígenas, entre outros.

No Estado do Rio de Janeiro, a vacinação contra influenza ocorre em duas etapas, e a expectativa é que sejam imunizadas 6,6 milhões de pessoas, o que corresponde a 90% dos grupos prioritários.

A primeira etapa será realizada entre os dias 4 de abril e 2 de maio e contemplará trabalhadores da saúde e idosos com 60 anos ou mais. Já a segunda etapa ocorre entre os dias 3 de maio e 3 de junho e inclui crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades e deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

No dia 30 de abril, dia D da campanha, todo o público-alvo poderá ser imunizado.

Sarampo

No mesmo período (4/04 a 3/06), será realizada a campanha de vacinação contra o sarampo para crianças de 6 meses a menores de 5 anos e trabalhadores da saúde. A imunização é voltada apenas para aquelas pessoas que nunca receberam a vacina contra a doença. Na primeira etapa, de 4 de abril a 02 de maio, serão vacinados os trabalhadores da saúde. Já na segunda fase, de 3 de maio a 3 de junho, são contempladas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos. A vacina pode ser aplicada com a imunização contra a influenza.

Veja também