Sociedade Musical Euterpe Madalenense: 125 anos de história
A Sociedade Musical Euterpe Madalenense, fundada no ano de 1897, no domingo, 06 de fevereiro de 2022, completa 125 anos de história como maior e mais importante patrimônio vivo da cultura de Santa Maria Madalena e sendo uma das bandas de música mais tradicionais do Estado do Rio de Janeiro.
A banda Euterpe, como é conhecida e chamada na cidade, há 125 anos é um dos movimentos culturais mais afinados com o tom da verdadeira cultura madalenense. Durante todo esse tempo a Euterpe se fez presente junto ao seio das famílias de Santa Maria Madalena, seja realizando retretas no coreto da praça da matriz, participando de desfiles cívicos escolares, realizando alvoradas e concertos natalinos, participando de procissões de festas religiosas na cidade, bairros e distritos, eventos esportivos e/ou recreativos, exposições agropecuárias e solenidades outras levadas a efeito no município e em cidades vizinhas.
Momento memorável e inesquecível da história dessa tradicional agremiação musical ocorreu quando das comemorações pelo transcurso do seu centenário de fundação, em 06 de fevereiro de 1997, quando várias bandas compareceram às festividades, entre elas a renomada Banda Sinfônica da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. A Praça Padre Frouthé, a principal da cidade, ficou pequena para tamanha festa.
Não só de passado vive a Sociedade Musical Euterpe Madalenense! Sustentada na importância da sua história e consciente da necessidade de se pavimentar o futuro ainda a ser caminhado, são mantidas, gratuitamente, em sua sede própria localizada na rua Dr. Matos Pitombo, bem no coração da cidade, aulas de música para o que desejam dominar as artes musicais.
E sobre esse trabalho de formar novos elementos para a sua corporação, o Presidente da instituição, Marcel Cosme, afirma: “É vital para a sobrevivência de uma banda de música que novos componentes sejam formados, sob pena de no decorrer dos anos assistirmos um patrimônio cultural como a Euterpe desaparecer do cenário da nossa sociedade, o que representaria uma perda de valor inestimável para o município e sua população, afinal, não falamos aqui tão somente de uma agremiação musical, pois, a banda Euterpe é muito mais do que isso, é na verdade uma instituição que há 125 anos é parte viva de cada cidadão madalenense, que vibra, se alegra, se emociona e sente o seu coração pulsar mais forte toda vez que assiste a uma apresentação da nossa sociedade musical e é esse sentimento de reconhecimento da sociedade que nos faz permanecer de pé empunhando os instrumentos que dão o verdadeiro tom da boa cultura musical madalenense”, concluiu o presidente Marcel.
Que venham outros 125 anos por aí! Parabéns, Euterpe Madalenense! Gratidão, sempre!
Recordar é viver
Assista abaixo o momento em que o grande Maestro Onofre Dubois, pela última vez, regeu a Euterpe, no ano de 1997, quando das comemorações pelo centenário da Sociedade Musical Euterpe Madalenense.