O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Evento online marca 156 anos do escritor cantagalense Euclides da Cunha

No dia 20 de janeiro comemoramos 156 anos de nascimento de Euclides da Cunha, o grande escritor cantagalense, autor da obra prima “Os Sertões”. Para marcar esta data, um grupo de amigos, unidos por laços que passam pelo interesse na obra euclidiana e ligação com Cantagalo, terra natal do escritor, organizam evento virtual para lançamento do portal do Movimento Euclidiano de Cantagalo, um espaço plural, de encontro da cultura cantagalense.

O evento “Euclides, 156” terá uma mesa que falará sobre os 120 anos de publicação de “Os sertões”, obra máxima de Euclydes. Debaterão o Prof. Leopoldo Bernucci, professor da Universidade da Califórnia, um dos maiores estudiosos da obra euclidiana, e Profa. Anabelle Loivos Considera, cantagalense, professora da UFRJ, Coordenadora do Projeto de Extrensão Fórum Euclides. Teremos a leitura dramatizada de trechos de “Os sertões” pelos atores Álvaro Sagulo e Ana Martins.

Fechando, o evento traz o “Euclydes de cabeceira”, com leituras e partilhas de textos da obra de Euclides por com Felipe Rissato, pesquisador da obra eucliana de Manaus, João Batista Lima, professor de Canudos, e Alex Vietas, Presidente do Grêmio Euclidiano de Atividades Culturais, Cantagalo.

O evento é gratuito e será realizado na plataforma Google Meet. Para participar e obter certificado é necessário inscrição prévia para receber o link da sala virtual. As inscrições são feitas somente através do formulário eletrônico no LINK. O link da sala será enviado para e-mail cadastrado na inscrição.

O evento também será transmitido no Youtube a partir do Canal do Movimento Euclidiano de Cantagalo.

Segundo o vereador Matheus Arruda (PP), membro e fundador do coletivo Juventude Euclidiana Cantagalense, “o evento é um esforço múltiplo de muitos pesquisadores, professores e euclidianistas que contribui de forma inquestionável para fortalecer a memória do escritor cantagalense.”

O vereador informou, ainda, que vêm lutando, através do mandato pelo setor da cultura, com grande destaque para o movimento euclidiano. “A nossa primeira Moção a ser entregue neste ano de 2022 vai ser para os jovens Samara Gonçalves, Amanda Teixeira e Geraldo Penna, que se destacaram na Maratona Intelectual Euclidiana de 2021, em São José do Rio Pardo, ficando, respectivamente, em terceiro lugar na área II (Ensino Médio) e 2° lugar, com empate técnico na área III (Ensino Superior).”

Programação

Evento online marca 156 anos do escritor cantagalense Euclides da Cunha

Abandono do Acervo de Euclides da Cunha

No último ano, o portal Serra News mostrou a situação de abandono do Governo do Estado com a Casa de Euclides da Cunha, fechada há 10 anos em Cantagalo, na Região Serrana do Rio. O espaço representa o único centro cultural do município, que atualmente, está sob administração direta da FUNARJ (Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro).

Há 10 anos a Casa de Euclides da Cunha segue fechada no município de Cantagalo e deixa de compartilhar com moradores, visitantes e turistas, as histórias, memórias e um vasto acervo sobre a vida do ilustre escritor cantagalense, considerado uma das personalidades mais importantes da literatura brasileira.

Bisneta de Euclides da Cunha cobra autoridades sobre centro cultural de Cantagalo

Estado abandona Casa de Euclides da Cunha há 10 anos em Cantagalo

Veja também
error: Content is protected !!