O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Estudantes de Pádua, Itaperuna e Bom Jardim são ouro na 16ª OBMEP

Foi divulgado nesta terça-feira (18) o resultado da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Entre os ganhadores das medalhas de ouro estão três adolescentes do interior do Rio. Dois são da região Noroeste – Itaperuna e Santo Antônio de Pádua – e um da Região Serrana – Bom Jardim.

Três medalhas de ouro foram conquistadas pelos alunos Kauã Andrade Lopes, da E.M. Professora Sarah Faria Braz, de Santo Antônio de Pádua (Nível 1); Daniel Ribeiro Faria, do CIEP 264 de Itaperuna e Joao Paulo Hottz Martins, do C.E. Leopoldo Oscar Stutz em Bom Jardim (ambos Nível 2).

Já os alunos Anthony Silva Feijó, da E.M. Prof. Álvaro A. Da F. Lontra, de Miracema (Nível 1), Guilherme Willemen Pimentel de Castro, do IFF Campus Campos Centro, Miguel Fonseca Machado da Costa, também do IFF, Guilherme Moraes Marinho, do Colégio Estadual São Fidélis e Luiz Gustavo Camporês de Souza, do CIEP 275 de Itaocara (todos no nível 3), conquistaram medalhas de prata.

Alguns alunos da região conquistaram ainda medalha de Bronze. Foram eles: Carolina Pereira de Mello, do CIEP de Itaocara; Enoque Magalhães Silva, do CIEP 469 de Santo Antônio de Pádua; Kevelyn Luanna Luiz Porto, do C.E. Jose do Patrocínio, em Campos; João Pedro Pereira e Silva, do C.E. Maria Zulmira Torres de Cantagalo; Davi da Silva Castro, da E. M. Jose do Patrocínio de Campos; Gabriel Vieira Nascimento do IFF Campus Campos Centro; Luiz Fernando Barreto da Silva do IFF Campus Campos Centro; Patrick Magalhães Silva do IFF de Pádua; e Matheus Mondaini Alegre de Miranda do IFF Campus Campos Centro.

OBMEP

A OBMEP foi criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) em 2005 e é realizada com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com recursos dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Educação (MEC).

Ao todo, foram inscritos 17,8 milhões de estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de 53.374 escolas, incluindo instituições públicas e particulares. A relação dos premiados pode ser conferida aqui. Esta edição da olimpíada teve a participação de 5.561 municípios, o que representa 99,84% do total de cidades do país, um número recorde na história da premiação.

Os alunos premiados são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. Os participantes recebem uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e têm acesso a encontros semanais para aprofundar o conhecimento matemático.

Veja também
error: Content is protected !!