O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Ruas de Petrópolis amanhecem submersas após horas de chuva

Depois de deslizamentos de terra e alguns alagamentos na tarde de sexta-feira (17/12), voltou a chover forte na madrugada em alguns pontos de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, deixando ruas completamente submersas nesta manhã de sábado.

Em Corrêas, a Estrada União Indústria amanheceu completamente fechada por alagamento, assim como outras vias internas do bairro. Carros foram completamente tomados e arrastados pela água. Não há informações sobre vítimas.

O sistema de monitoramento de chuvas do município de Petrópolis registra acumulados no 1º distrito, acima de 90mm em 24h e mais de 115mm nas últimas 96h, sendo boa parte desses registros concentrados nos bairros ao sul do município.

Estes acumulados pluviométricos influem diretamente sobre a plasticidade dos solos. Índices físicos, tais como grau de saturação e peso específico, que associados às características do relevo do município podem desencadear movimentos do solo.

Devido à constância da chuva, tais condições tendem a se manter. Sendo assim a Defesa Civil solicita que a população fique atenta para qualquer sinal de instabilidade nas encostas e/ou construções.

As alterações podem ser observadas pela inclinação de árvores e postes em direção ao sopé do talude. Nas residências, tais movimentos podem ser observados pela presença de rachaduras e/ou portas e janelas emperradas.

Áreas com intervenções humanas, principalmente com lançamento de águas servidas ou mesmo de águas pluviais, provenientes de calhas ou outros desvios podem contribuir na saturação do solo e sua possível movimentação.

Caso sejam observadas tais características, entre em contato com a Defesa Civil de Petrópolis através do número 199.

Imagens da Turp Petrópolis

Veja também
error: Content is protected !!