O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Pássaros são resgatados de cativeiro em Nova Friburgo

Uma fiscalização nesta quarta-feira (3) terminou no resgate de 29 pássaros em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. A ação foi realizada por policiais militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual dos Três Picos, após denúncia de guarda de animais silvestres.

A denúncia foi feita pelo Linha Verde, o Disque Denúncia do Meio Ambiente, segundo a polícia.

Os animais foram encontrados em uma residência na área central da cidade. Ao ficar ciente da denúncia, o proprietário autorizou a entrada dos agentes.

Durante a fiscalização no imóvel, foi verificada a existência de oito canários da terra, oito tizius, cinco coleiros, quatro azulões, um pichancão, um melro, um trinca ferro e um tico tico, todos sem anilhas de identificação junto ao Ibama e sem as documentações pertinentes.

Além desses pássaros, os policiais ainda encontraram outras 12 aves silvestres dentro de gaiolas e com as anilhas. O proprietário apresentou aos policiais militares a relação desses pássaros e autorizações do Ibama com validade de 2022.

Diante dos fatos, as 18 gaiolas contendo os 29 pássaros sem documentação foram apreendidas e encaminhadas à 151ª DP, onde a ocorrência foi registrada com base na lei de crimes ambientais.

Ainda de acordo com os agentes, os animais foram encaminhados para Área de Proteção Ambiental (APA) Macacu, onde serão devolvidos ao seu habitat natural.

O Linha Verde reforça a solicitação para que a população continue denunciando crimes ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones 0300 253 1177 (custo de ligação local) e (21) 2253 1177, além do aplicativo “Disque Denúncia RJ” disponível para celulares. Por essa modalidade, o denunciante pode enviar fotos e vídeos, com a garantia do anonimato.

É possível denunciar também através das redes sociais ou ainda pelo site do Disque Denúncia. “Lembrando que em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante”, ressaltou o órgão.

Veja também
error: Content is protected !!