O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Criador do Dia das Crianças no Brasil é uma importante figura de Nova Friburgo

O Dia das Crianças no Brasil é comemorado dia 12 de outubro. Celebra os direitos das crianças e adolescentes. E foi uma figura importante de Nova Friburgo que criou a data no país: Galdino do Valle Filho. A reportagem é do Descubra Nova Friburgo.

Galdino nasceu em São Francisco de Paula, que hoje é a cidade de Trajano de Moraes, na Região Serrana do Rio de Janeiro, no ano de 1879. Foi médico e político. Apesar de não ser friburguense de nascença, marcou a história do município, onde passou grande parte de sua vida.

Dia das Crianças

A cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança, em 1923. No ano seguinte, aproveitando a atmosfera que o evento havia deixado, Galdino do Valle Filho elaborou um projeto que tinha como objetivo a criação de um dia nacional dedicado à criança.

Após a sua aprovação, surgiu o Decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924, que oficializou o dia 12 de outubro como o Dia das Crianças no Brasil. Nessa época, o país era governado por Artur Bernardes.

Galdino do Valle e Nova Friburgo

Em Nova Friburgo, Galdino do Valle estudou no Colégio Anchieta. Depois seguiu para a capital, Rio de Janeiro, e se formou na Faculdade de Medicina, em 1903. Iniciou sua carreira em Minas Gerais, mas foi em Nova Friburgo que passou depois a residir.

Em terras friburguenses foi vereador e presidente da Câmara. Na época, o chefe do Legislativo era considerado o prefeito, já que a função só foi criada em 1916. Depois se tornou deputado estadual e federal. Foi durante seu mandato como parlamentar federal que foi autor do projeto de lei que instituiu o 12 de outubro como o Dia das Crianças.

Galdino do Valle Filho
Galdino do Valle Filho

Foi reconduzido três vezes e interrompeu seu mandato para ser prefeito de Nova Friburgo. Dessa vez, realmente chefe do Executivo. Construiu sua residência em Friburgo: um casarão, no início do século XX, logo após a abertura da Avenida Comte Bittencourt.

Galdino viveu na casa a maior parte do tempo, mas ao fim da vida, em 1961, estava em Niterói. Toda a estrutura original do casarão segue intacta e não foi alterada pela família. Historiadores relatam que alguns cômodos permanecem exatamente como eram na época em que o médico morava por lá. O espaço continua sendo frequentado pela família do político e não é aberto à visitação. O imóvel foi tombado pela Prefeitura de Nova Friburgo em 2010.

Uma das mais importantes avenidas da cidade, bem em frente a sua residência, recebeu o seu nome: Avenida Galdino do Valle Filho. O casarão se destaca em meio aos prédios altos e os carros que passam frequentemente pela via. Na porta há uma placa em sua homenagem.

Criador do Dia das Crianças é uma importante figura de Nova Friburgo

Falando em homenagens, no Paissandu, está localizado o Colégio Estadual Doutor Galdino do Valle Filho. Uma estátua de corpo inteiro de Galdino do Valle Filho observa as belezas da Praça Dermeval Barbosa Moreira. Em 1960 o governador Roberto Silveira mandou levantar sua estátua, mas Galdino faleceu um pouco antes da inauguração do monumento. No distrito de Lumiar, existe uma localidade chamada Galdinópolis.

O Dia das Crianças coincide com o dia de Nossa Senhora de Aparecida, que é feriado no país.

Veja também
error: Content is protected !!