O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Cantagalo abre nova licitação para concessão do transporte público

A Prefeitura Municipal de Cantagalo, na Região Serrana do Rio, lançou nesta terça-feira, 19 de outubro de 2021, chamamento público para credenciamento emergencial para permissão, a título precário, da exploração do serviço público de transporte coletivo urbano na cidade. O chamamento foi publicado em edição do Diário Oficial.

No último dia 14 de outubro, motoristas da empresa de ônibus Expresso Pinto e Palma realizaram uma paralisação na cidade. Por volta de 7 horas, motoristas estacionaram ônibus que fazem as linhas para distritos e bairros em frente à Câmara Municipal de Cantagalo, como forma de protesto. Logo em seguida, prosseguiram acompanhados de vereadores à Prefeitura Municipal, onde houve tumulto.

A paralisação ocorreu um dia após uma licitação realizada pela Prefeitura constar deserta, ou seja, nenhuma empresa se cadastrou para assumir a operação do sistema de ônibus em Cantagalo. Na ocasião, funcionários protestaram contra salário atrasado, reivindicaram direitos, condições de trabalho e manifestam as incertezas quanto ao transporte público na cidade. Cerca de 50 funcionários trabalham atualmente Expresso Pinto e Palma.

A Prefeitura de Cantagalo encerrou em setembro um contrato com a Expresso Pinto e Palma, para a operação do transporte municipal de passageiros. A caducidade da concessão pública foi declarada no Decreto Municipal nº 3.704/2021, de 14 de setembro de 2021. Se manteve em vigor o contrato para o transporte intermunicipal da linha Cantagalo x Cordeiro. De acordo com o governo municipal, a empresa não cumpria os requisitos impostos no contrato de concessão.

Cantagalo abre nova licitação para concessão do transporte público

Com ônibus desgastados, documentos vencidos, frota sucateada e salários atrasados, a empresa é alvo de constantes reclamações. Com o chamamento público para a exploração do serviço público de transporte coletivo aberto em Cantagalo, a previsão é que a abertura dos envelopes seja realizada no dia 03 de novembro, às 09 horas. Com isso, a cidade pode ter uma nova empresa de ônibus operando as linhas em âmbito municipal.

Tumulto e rodoviária vazia: paralisação de ônibus afeta população de Cantagalo

Veja também
error: Content is protected !!