O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

A importância da odontologia no fortalecimento da saúde integral

Hoje é dia de homenagear a odontologia e de destacar a relevância dos profissionais que a exercem, com ética e louvor, no bem-estar integral e na qualidade de vida das pessoas com humanidade.

A pandemia nos convidou a perceber que o que temos de mais valioso é a saúde e os profissionais da odontologia se mostraram, e ainda se mostram, imprescindíveis, em diversas esferas, na luta contra o coronavírus.

Além disto, foi possível perceber o impacto na saúde mental das pessoas, e como efeito, o aumento da manifestação do bruxismo entre outras desordens. Esta evidência reforça a quebra do paradigma de se tratar a saúde de forma cartesiana, o qual infelizmente, ainda é predominante, embora já exista uma corrente forte de pesquisadores e de movimentos sociais mostrando que a saúde deve ser tratada de forma integrativa e sistêmica.

Por trás de um sorriso, existe um ser humano. Ser humano este que possui uma história. As pessoas, com frequência, não sabem o que querem e o precisam. Vou além, não sabem da importância do autocuidado com a saúde bucal, de estar com o dentista periodicamente para monitoramento e avaliação, assim como da relevância que os dentes possuem na manutenção de uma harmonia facial e bem-estar mental, físico e social.

Será que atuar somente sob o ponto de vista tecnicista é resolutivo? E os aspectos subjetivos?

Ressalto, não há como promover saúde sem promover autorresponsabilidade individual e coletiva. Não há como promover saúde, com eficiência e eficácia, sem atuar no desenvolvimento das pessoas.

A reflexão que deixo aos meus colegas é: será que estou realmente promovendo saúde?

Beijos de luz! Até a próxima coluna.

Aretuza Lattanzi – Serra News

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ciente disso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia mais