O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

RJ: Municípios da região sofrem com a temporada de infestação dos pernilongos

Começou a temporada de infestação dos pernilongos (Culex quinquefasciatus) em municípios do interior do estado do Rio de Janeiro, principalmente, nas regiões onde a temperatura é mais alta como as regiões Noroeste, Norte e dos Lagos.

Segundo especialistas, o aumento da temperatura, a falta de chuvas intensas, o baixo nível do ribeirão e dos córregos, e a alta concentração de matéria orgânica no ambiente, são os fatores favoráveis à proliferação.

Os horários mais críticos são no final da tarde e durante a noite, quando a população fica incomodada com zumbidos e picadas. A infestação é mais rigorosa nas áreas próximas aos cursos d’água das cidades.

No município de Santo Antônio de Pádua, por exemplo, um carro fumacê tem sido utilizado nos locais mais críticos de infestação, mas por ser veneno, existe uma cautela. A Vigilância Sanitária do município informou que está trabalhando para tentar combater os pernilongos. Durante esta semana, será feito diversas ações, desde fumacê a trabalhos de limpezas nas valas e valões de alguns pontos, como na Cidade Nova.

10 curiosidades sobre pernilongos
  1. Um pernilongo macho vive, em média, 8 ou 9 dias. A fêmea dura um mês.
  2. Se o inverno chega antes que a fêmea tenha oportunidade de depositar seus ovos, ela hiberna até as condições favoráveis voltarem. Às vezes, isso demora 4 ou 5 meses.
  3. Eles raramente se afastam mais de 300 metros do local onde nasceram.
  4. Esses insetos batem as asas mil vezes por minuto.
  5. São as fêmeas que sugam o sangue de mamíferos, aves e anfíbios para depois produzirem os ovos. Os machos vivem de néctar ou seivas vegetais.
  6. Seriam necessárias 1,12 milhão de picadas de pernilongo para tirar todo o sangue de um homem adulto.
  7. Aquele som irritante emitido pelos pernilongos não é um canto. Ele vem da vibração do bater das asas do mosquito.
  8. Os pernilongos atacam nos dias de calor, porque a temperatura ambiente ideal para seu organismo gira em torno de 26 a 28ºC. Abaixo dos 18ºC, eles hibernam; e, acima dos 42ºC, eles morrem.
  9. Os pernilongos se orientam pelo odor do dióxido de carbono e do ácido lático liberados durante a respiração. É difícil fugir desses insetos, porque eles detectam cheiros a até 36 metros de distância.
  10. Os hematomas que se formam no local da picada de pernilongo são causados por uma enzima presente na saliva do inseto, que provoca uma reação alérgica na pele do ser humano.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ciente disso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia mais