O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Projeto lançado em Macuco presta homenagens a enfermeira Maura Huguenin

Prevenir e controlar doenças crônicas não transmissíveis, ao mesmo tempo em que promove buscas ativas utilizando ferramentas eficazes. Esses são desafios da Prefeitura de Macuco, na Região Serrana do Rio, que culminaram na criação do ‘Saúde em Foco’, projeto lançado na última quinta-feira, 16 de setembro, e que será executado com recursos financeiros provenientes de resoluções específicas da Secretaria de Estado de Saúde.

Na solenidade – marcada por homenagens à saudosa enfermeira Maura Huguenin, grande colaboradora do projeto – foram apresentados eixos delineadores do enfrentamento às DCNT (Doenças Crônicas Não Transmissíveis), que irão priorizar ações preventivas nas áreas de alimentação saudável; tabagismo; uso abusivo de álcool; neoplasia de mama, colo do útero e próstata; saúde bucal; planejamento familiar; doenças cardiovasculares; diabetes mellitus; agravos, acidentes e violência.

Visando transformar positivamente a qualidade de vida dos macuquenses, o projeto promete reduzir os índices de mortalidade e comorbidades; promover ações de saúde diversificadas; reduzir despesas com procedimentos de média e alta complexidade; tornar a população replicadora de boas práticas de saúde; capacitar, profissionais de saúde e educação; e realizar procedimentos exclusivos.

Bruno Boaretto expôs o empenho de todos na conquista dos recursos para viabilizar o projeto e apontou a busca ativa como melhoria da saúde em médio prazo
Bruno Boaretto expôs o empenho de todos na conquista dos recursos para viabilizar o projeto e apontou a busca ativa como melhoria da saúde em médio prazo (Foto: Ricardo Vieira)

Para isso, serão disponibilizados, por meio das buscas ativas, serviços como orientações sobre prevenção; consultas especializadas; encaminhamentos ambulatoriais; exames preventivos; e atividades nas escolas e bairros. “Vamos equilibrar a saúde, com melhorias a médio prazo. Lutamos muito para conquistar esses recursos. Trata-se de um legado cujo grande contemplado será o povo de Macuco”, declarou o prefeito Bruno Boaretto, que participou do encontro ao lado de diversas autoridades.

Maura Huguenin

No dia 13 de maio de 2021, o município de Cantagalo perdia a saudosa enfermeira Maura Huguenin, responsável por projetos a nível de saúde pública, não somente na sua cidade, mas colaborando sempre com outros municípios da região, inclusive, Macuco. Infelizmente, ela perdeu a batalha contra a Covid-19.

Maura Huguenin, sempre foi uma profissional de saúde muito dedicada. Por muitos anos esteve à frente da Vigilância Epidemiológica no município de Cantagalo. Lutou bravamente junto a equipe da saúde no combate à pandemia da Covid-19. Nossa homenagem, carinho e respeito a ela.

Muito querida em Cantagalo, enfermeira Maura Huguenin morre de Covid-19

Veja também
error: Content is protected !!