O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

INMET emite alerta laranja para risco de tempestades no fim de semana

Setembro é o mês em que as chuvas começam a retornar gradualmente à região. E há alerta para risco de tempestades neste fim de semana. Um alerta de cor laranja (o terceiro nível em uma escala até quatro) foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) nesta sexta-feira (10).

Segundo o instituto, há previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo, além de risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. O aviso é para todas as regiões do estado do Rio de Janeiro, e ainda para o sul de Minas Gerais e o norte de São Paulo.

O INMET orienta, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia, e obter mais informações junto aos órgãos oficiais de defesa civil.

O CEMADEN-RJ também emitiu um aviso para risco de temporais até o domingo (12). No Norte e Noroeste, as chances aumentam na tarde e noite de sábado e se estendem até a madrugada e manhã de domingo, com chuva moderada à forte.

Veja também
error: Content is protected !!