O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Fórum de Integração de Cidades Serranas reúne autoridades em Macuco

A fim de debater, junto às autoridades públicas, técnicos e representantes da iniciativa privada, as oportunidades e os desafios para o desenvolvimento socioeconômico da região e do estado, foi realizado o 1º Fórum de Integração de Cidades Serranas, idealizado pelo Instituto Coalizão Rio, no Parque de Exposições Edgar Rodrigues Lutterbach, no município de Macuco, na Região Serrana do Rio.

O evento contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farad, do presidente Instituto Coalizão Rio, Luís Cláudio Souza Leão; da representante da Secretaria Estadual de Governo, Claudia Machado Jannuzzi e de representantes de 10 municípios da região. Da região, participaram os prefeitos Bruno Boaretto (Macuco), Leonan Melhorance (Cordeiro), Sérgio Soares (Carmo) e Fabricio Lima (Duas Barras) e Paulo Barros (Bom Jardim). Também vários secretários municipais e vice-prefeitos dos municípios da região estiveram no encontro.

O 1º Fórum de Integração de Cidades Serranas promoveu o debate de questões relevantes para os municípios da Região Serrana do Estado, com até 50 mil habitantes, incentivando a troca de experiências e a visibilidade regional para os demais níveis governamentais, traçando estratégias de atuação integrada para proveito de oportunidades nas áreas de turismo, agricultura, infraestrutura, indústria, educação e economia criativa.

Fórum de Integração de Cidades Serranas reúne autoridades em Macuco

Em um momento inicial e pela manhã, todos os prefeitos apresentaram seus municípios por meio de vídeos e falas, apontando características e vocações locais. Um delicioso almoço foi oferecido pelo anfitrião e prefeito de Macuco, Bruno Boaretto, para os 285 participantes do Fórum. Na parte da tarde, em 4 painéis: Agricultura, Indústria, Infraestrutura e Turismo, os professores doutores da Universidade Federal Fluminense (UFF), ouviram técnicos locais e secretários, para posterior elaboração de um relatório que apontará dores e desejos da região.

O setor produtivo estava robusto e foi representado por diversos empresários da cidade do Rio de Janeiro com interesse de investimentos na região, bem como empresários locais. Ao final, a subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres Sra. Glória Heloiza, apresentou um trabalho que visa além do empoderamento feminino, o fortalecimento da mulher na sociedade, bem como evita qualquer tipo de violência contra a mulher.

Instituto Coalizão Rio

O Coalizão Rio é formado por empresários, parlamentares, empreendedores culturais e sociais, além de líderes de entidades como a Fecomércio-RJ, Sebrae e CACB. Desde o ano passado, o grupo vem estreitando os diálogos com a sociedade e criando espaços para os municípios debaterem e encontrarem soluções que levem ao crescimento sustentado de suas economias.

“Estamos fazendo história ao estimular o diálogo entre tantos líderes determinados a transformar o Rio no melhor ambiente de negócios do mundo”, afirma Luis Claudio Souza Leão, presidente do Coalização Rio que promete levar a iniciativa para todos os 92 municípios do Estado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ciente disso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia mais