O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Fábrica de locomotivas é confirmada em Macaé e pode operar VLT na cidade

A multinacional belga John Cockerill decidiu instalar sua nova fábrica de manobra de locomotivas no Brasil, na cidade de Macaé, 200 km ao norte do estado do Rio de Janeiro. A nova fábrica deve entrar em operação no primeiro trimestre de 2022. A expectativa é de geração de 100 empregos diretos em Macaé.

A John Cockerill recebeu um grande pedido de 12 locomotivas de manobra elétrica a diesel de 700 HP para uma grande empresa siderúrgica no Brasil. Aproveitando este pedido, John Cockerill decidiu instalar a nova fábrica em Macaé, no estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de fornecer locomotivas de uso industrial especializado para o mercado brasileiro e para o mercado mundial de exportação.

A fabricação das 12 locomotivas de manobra que John Cockerill tem em seu portfólio será feita quase que integralmente com insumos de origem brasileira já na nova fábrica na cidade de Macaé, na Região dos Lagos. Apenas a tecnologia básica e alguns componentes serão importados da Bélgica.

VLT

A empresa também estuda a possibilidade de operar o VLT na cidade, para isto foi realizado uma apresentação no início do ano para a Prefeitura de Macaé, onde representantes da empresa mostraram o projeto de instalação de nova fábrica de locomotivas e, ainda, a viabilidade da operação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

O prefeito de Macaé Welbert Rezende confirmou no dia 24 de setembro, através de suas redes sociais, a construção da fábrica de locomotivas, que deverá ser iniciada em janeiro do próximo ano. A companhia que já atua na cidade desde 2014, mas no ramo de óleo e gás, vai ter no Brasil sua segunda base de fabricação de locomotivas, hoje restrita à sua matriz em Seraing, na região de Liège, na Bélgica.

A empresa Belga tem tradição na fabricação e manutenção de locomotivas e a origem dos negócios ferroviários vem desde o século XIX. A fábrica será construída no mesmo local onde já funciona a empresa, no bairro Novo Cavaleiros. No terreno com 13.800 m².

Fábrica de locomotivas é confirmada em Macaé e pode operar VLT na cidade

Veja também
error: Content is protected !!