O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Descaso da Cedae: Moradores de distrito de Cantagalo há vários dias sem água

Diversos moradores da Santa Rita da Floresta, segundo distrito de Cantagalo, na Região Serrana do Rio, fizeram contato com o Serra News, relatando que estão sem água há quase cinco dias. Eles dizem que já fizeram contato com a Cedae, mas até agora não houve uma solução para o problema.

Segundo informações enviada a nossa redação, houve um problema no encanamento que leva água para abastecer a caixa d’água de Santa Rita da Floresta. Informações dão conta ainda, que o reservatório de água que abastece o distrito está em nível drástico e sem investimentos da companhia há anos.

Comunicada sobre o atual problema, a Prefeitura de Cantagalo teria comunicado o fato e a Cedae que enviou de imediato caminhões pipa para ajudar no abastecimento do distrito, entretanto, não é o suficiente para abastecer as casas de todos os moradores, que reclamam estar sem água até para necessidades básicas como banheiro e lavar louças.

agua 1
Morador enviou registro no momento que o caminhão pipa descia o morro da caixa d’água.

Ainda segundo informações apuradas, desde quinta-feira (26/8) – há quase cinco dias – moradores estão sem água em suas caixas residenciais, principalmente, nos bairros mais longínquos e altos, como o Loteamento Jardim Darlene, bairro Niterói e Concurso Leiteiro.

A água tem caído – ainda que pouca – para moradores do Centro de Santa Rita da Floresta. Moradores dos bairros sem água, estão buscando na praça do distrito, informou diversos moradores, que relataram ainda o desperdício de várias pessoas do bem natural essencial a vida.

Neste domingo (29), moradores fizeram contato com a Cedae, que informou que ninguém trabalha no dia de hoje. Isso foi confirmado pelo Serra News após tentativas de contato com a companhia. Ainda segundo dezenas de relatos nesta data, a companhia informou aos moradores que somente na segunda-feira, acreditam que o problema será solucionado, após deixar moradores há quase cinco dias sem água.

Moradores relatam ainda que é um descaso da Cedae, pois existe uma água que corre todos os dias para um bueiro próximo da Capela Mortuária de Santa Rita da Floresta, desperdiçando milhares de litros de água por dia. A redação está aberta ao pronunciamento da companhia, que até o término deste artigo, não se pronunciou.

Crise hídrica

O Brasil vive a pior crise hídrica dos últimos anos e Rio de Janeiro sofre um impacto energético. O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), órgão presidido pelo Ministério de Minas e Energia, afirmou na terça-feira (24/8) que há uma “relevante piora” das condições hídricas no país.

O país enfrenta a pior crise hídrica dos últimos 91 anos. Os reservatórios do Sudeste e do Centro-Oeste, que respondem por 70% da geração de energia do país, estão com 23% da capacidade de armazenamento, nível menor que o registrado em agosto de 2001, quando o país enfrentou racionamento de energia.

Em novembro, quando começa o período chuvoso, o ONS prevê que os reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste vão chegar a 10% da capacidade.

Para preservar água nos reservatórios das hidrelétricas, o governo vem acionando as usinas termelétricas, que são mais caras e poluentes. Também vem adotando medidas excepcionais, em parceria com as agências reguladoras e com o ONS.

Veja também
error: Content is protected !!