O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.
lateral-160×200
lateral-160×200

Atenção! Inverno favorece o aumento de incêndios florestais no interior do RJ

A população precisa ficar atenta com o risco de incêndios em vegetação nessa época do ano. Dados do prognóstico climático de inverno do Instituto Nacional de Meteorologia, o INMET, mostram que o volume pluviométrico para a região Sudeste continua abaixo da média para o período.

As temperaturas baixas e a falta de chuva registradas nos últimos dias no estado estão entre os fatores que podem aumentar a ocorrência de incêndios florestais: o clima seco resseca as folhas e favorece a propagação de queimadas destruindo a vegetação e matando animais.

Os anos se passam, a natureza é destruída cada vez mais de uma forma avassaladora, e as autoridades não se posicionam em campanhas de conscientização e ações de prevenção aos incêndios florestais junto a comunidade, principalmente, as prefeituras das cidades.

É considerado incêndio florestal todo fogo fora de controle em qualquer tipo de vegetação, seja em plantações, pastos ou áreas de mata nativa. Os incêndios podem causar grandes prejuízos à biodiversidade, ao ciclo hidrológico e ao ciclo do carbono na atmosfera. Além de destruir a vegetação nativa e matar muitos animais selvagens, um incêndio florestal também pode causar sérios prejuízos financeiros e, até mesmo, colocar em risco a vida de pessoas e de animais domésticos.

Como prevenir incêndios?

Não jogue pontas de cigarro em áreas florestais: essa é uma dica que parece simples, mas infelizmente ainda é um mau hábito que pode causar incêndios às margens das rodovias.

Não utilize o fogo para a queima de lixo doméstico: além de prejudicar o meio ambiente a prática é considerada crime, segundo o artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais nº 9.605 de 1998.

Não lance fogos de artifício em locais de vegetação: o que pode ser apenas uma brincadeira pode acabar gerando estragos na natureza e matar animais silvestres.

Nunca abandone fogueiras ou braseiros sem antes se certificar que o fogo foi totalmente extinto: fagulhas podem ser levadas pelo vento e podem espalhar as chamas.

Não use fogo na limpeza de terrenos: se você tiver um lote ou propriedade no campo, evite usar o fogo na limpeza do terreno. A prática que é primitiva também é vetada em Lei.

Para proteger grandes áreas de plantação, promova aceiros: aceiros são faixas de solo nu limpas de qualquer vegetação. Com os aceiros, em casos de incêndios, o fogo não se espalhará.

Queimadas para plantio só com autorização: nos casos de preparação do solo para o plantio, queimadas controladas devem ser previamente autorizadas pelo Corpo de Bombeiros e Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

OBS: Provocar incêndios sem autorização é crime ambiental! A pena prevista é de reclusão, de dois a quatro anos, e multa (Lei nº 9.605/98 e Decreto nº 6.514/08). Para denúncias, ligue para 0800 61 8080.

O que fazer em casos de incêndios?

A principal recomendação para quem observar algum foco de queimada em áreas florestais é a denúncia. Denúncias podem ser feitas diretamente ao Corpo de Bombeiros, no telefone 193, ou também, geralmente, pela Secretaria de Meio Ambiente da sua cidade.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ciente disso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia mais