Papa Leão XIV nomeia novo Bispo para a Diocese de Nova Friburgo

O Papa Leão XIV nomeou, na quarta-feira (2/7), Dom Pedro Cunha Cruz como novo bispo da Diocese de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro. A nomeação marca a transferência de Dom Pedro da Diocese da Campanha (MG), onde exercia o episcopado desde 2015. Ele substitui Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, recentemente transferido para a Diocese de Itapetininga (SP).
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saudou o novo bispo com palavras de acolhida e votos de uma missão frutífera. “Sua presença na Igreja Particular de Nova Friburgo seja sinal de esperança e renovação para os fiéis, presbíteros, religiosos e leigos”, afirmou a presidência da CNBB em nota oficial.
A saudação também recordou palavras recentes do Papa Leão XIV durante o Jubileu dos Bispos, em Roma: “O pastor é testemunha de esperança com o exemplo de uma vida firmemente ancorada em Deus e totalmente entregue ao serviço da Igreja”.
Ver essa foto no Instagram
Leia também
Conheça Dom Pedro Cunha Cruz
Nascido no Rio de Janeiro, em 16 de junho de 1964, Dom Pedro possui uma sólida formação acadêmica e teológica. É doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Santa Cruz, em Roma, e mestre em Teologia Fundamental pela Pontifícia Universidade Gregoriana. Além disso, cursou Filosofia na UERJ e Teologia na PUC-Rio.
Ordenado presbítero em 1990, exerceu diversas funções pastorais na Arquidiocese do Rio de Janeiro, incluindo a direção de seminários, paróquias e institutos eclesiásticos. Em 2010, foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio pelo Papa Bento XVI. Em 2015, foi escolhido como bispo-coadjutor da Diocese da Campanha e, posteriormente, assumiu como bispo titular da região.
Dom Pedro também atuou como professor na PUC-Rio e como bispo referencial da Pastoral da Educação e Cultura no Regional Leste 2 da CNBB. É membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB.
Ver essa foto no Instagram