O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Corpo de Bombeiros de Cordeiro completa 38 anos de serviços prestados

O Corpo de Bombeiros de Cordeiro, na Região Serrana do Rio, completou no último 09 de julho, 38 anos de bons serviços prestados à população. “É com muito orgulho que eu comando essa tropa de heróis do nosso dia a dia, obrigado GBM 1/6 Cordeiro. O aniversário é seu e o presente quem ganha sou eu por me oportunizar a comandar heróis”, escreveu o Tenente Gusmão.

Corpo de Bombeiros de Cordeiro completa 38 anos de serviços prestados

História

O Corpo de Bombeiro Militar do Rio de Janeiro é o mais antigo do Brasil. Foi fundado pelo Imperador D.Pedro II em 1856, após a incidência de inúmeras tragédias, como os incêndios do Teatro São João, em 1851 e 1856. Nessa época o Imperador decidiu organizar o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, reunindo sob uma mesma administração as diversas seções que até então existiam (nos Arsenais de Guerra e de Marinha, Repartição de Obras Públicas e Casa de Correção).

Em abril de 1860 foi publicado o primeiro regulamento, onde constava sua subordinação ao Ministério da Justiça. Em 1864 a Diretoria Geral foi instalada da Praça da Aclamação (atual Praça da República); endereço que permanece até os dias de hoje como sede do Comando Geral do CBMERJ.

Inicialmente a Corporação não possuía caráter militar, e os oficiais não podiam usar insígnias nem mesmo no quartel. Foi somente em 1880 que seus integrantes passaram a ser classificados dentro de uma hierarquia militarizada. O Diretor Geral recebeu a patente de Tenente-coronel; o Ajudante a de Major; os Comandantes de Seções as de Capitão; e os Instrutores, as de Tenente.

Com a Proclamação da República em 1889, a Corporação passou a denominar-se Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. Em 1917 passou a constituir Reserva do Exército Nacional. Condição essa revertida em fevereiro de 1934, e readquirida em 1948.

Veja também
error: Content is protected !!